Por Simone Nascimento com Assessoria
Nesta noite de quarta-feira, 27 de abril, aconteceu a cerimônia solene de posse da diretoria eleita para conduzir a 27ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), em Vila Rica no 2022/20024.
O evento aconteceu na Câmara de Vereadores de Vila Rica e reuniu diversos advogados, autoridades e membros da sociedade civil.
A diretoria da OAB em Vila Rica ficou definida assim: A diretoria da OAB ficou definida tendo como presidente Drº Sérgio Roberto Junqueira Zoccoli Filho que foi reeleito ao cargo. Como vice-presidente Drª Luana Costa Lico, secretário-geral Drº Paulo Roberto Tavares de Sena, secretário-adjunto Drº Samuel Gomes Machado de Souza, tesoureira Drª Thamilles Wilma Vaz da Silva Szareski e delegada da CAAMT, Caixa de Assistência de Advogados de Mato Grosso, Drª Indyara Winter Cavalcante.
A eleição ocorreu no mês de novembro de 2021, porém, devido a situação do número crescente de casos de covid-19, a posse oficial só foi possível acontecer agora.
Participou das posses a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Drª Gisela Cardoso, assim como o Conselheiro Federal e Tesoureiro da OAB Nacional Drº Leonardo Campos, o vice-presidente da OAB-MT Drº José Carlos Guimarães Júnior, o presidente da CAAMT e Drº Itallo Leite e a Vice Presidente da CAAMT Drª Clarissa Lopes Dias Maluf Pereira.
Também estiveram presentes na solenidade o Secretário de Cultura e Lazer de Vila Rica, representando o prefeito Abmael Borges, o Sr João Salomão Pimenta, o “João da Pá” e o vice-presidente da Câmara de Vereadores de Vila Rica, Soadelar Pizzatto, o Tenente Marcos Oliveira representando o 10º Comando Regional da Polícia Militar de Vila Rica e o investigador da Polícia Judiciária Civil de Vila Rica, Edenir Paulista. Também participaram da solenidade a advogada Drª Claudia Voltolini, que também é vice-prefeita em Confresa e o vereador José Maria Barros de Santa Terezinha.
Na solenidade foi entregue a certidão de inscrição e o certificado digital aos novos advogados aprovados na OAB. No total de 10 novos advogados sendo oito mulheres.
Segundo o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Soadelar Pizzatto, foi devido ao grande êxito dos formandos na prova da OAB que se fez possível abrir uma nova turma de Direito no Campus da Unemat local.
A 27ª Subseção de Vila Rica abrange os municípios de Alto Boa Vista, Bom Jesus do Araguaia, Canabrava do Norte, Confresa, Luciara, Novo Santo Antônio, Porto Alegre do Norte, Santa Cruz do Xingu, São Félix do Araguaia, São José do Xingu e Serra Nova Dourada, Vila Rica e Santa Terezinha e são três comarcas, nas cidades de Vila Rica, Porto Alegre do Norte e São Félix do Araguaia.
“Fico feliz pela oportunidade de participar desse ato e também de termos como presidente do OAB, o Dr Sergio Zoccoli, sendo da nossa cidade e receber aqui representantes dos advogados da região, representantes da policia Militar e Civil e todos envolvidos nesse projeto. Parabenizo a todos envolvidos e aos novos advogados que receberam seus certificados nesta noite.” – enfatiza “João da Pá”
“Grande alegria em estar de volta em Vila Rica e região para celebrar a posse dessa nova diretoria, a recondução do presidente Sérgio, inclusive acompanhada do Diretor Nacional, o Conselheiro Federal Leonardo Campos. Considero que a presença da OAB no interior é essencial. Precisamos olhar nos olhos do advogado, precisamos ouvir pessoalmente os reclames, as necessidades de cada localidade para que possamos juntos tentar construir uma solução para eventuais problemas que estejam presentes. Hoje começamos a gestão com algumas conquistas dentre elas a nomeação de 25 novos magistrados do Poder Judiciário, nessa região que esteve por um tempo bastante prejudicada com a ausência de magistrados. Acreditamos que passaremos a viver um novo momento com a posse desses novos magistrados que foi uma luta constante da OAB para que houvesse o concurso. É a OAB presente na sociedade.”– afirma a presidente da OAB MT, Gisela Cardoso.
“A presença da OAB Nacional, a minha como diretor nacional neste evento representa o compromisso que temos com a advocacia do interior do estado. É um compromisso que firmamos ainda quando fui presidente da OAB MT nos dois últimos triênios. O compromisso que assumi era diminuir as distâncias da capital para o interior, era levar ao advogado do interior os mesmos benefícios que o advogado da capital tem. Isso dentro do sistema OAB significa valorização e defesa das prerrogativas, lutas pelos honorários advocatícias, capacitação para o advogado demonstrando que não há e não pode haver diferenciação pela quilometragem. O advogado do interior é tão importante quanto o advogado da capital e juntos construímos uma instituição cada vez mais forte.” – destaca Leonardo Campos, Conselheiro Federal e Tesoureiro da OAB Nacional
“Grande alegria receber todos da seccional aqui em Vila Rica. Fizemos um bolo pra comemorar dois anos sem juiz na comarca de porto alegre e começamos um trabalho pela representatividade de um magistrado na comarca. O Tribunal de pronto designou o Dr Ivan para assumir a Criminal de Porto Alegre do Norte e a Drª Janaina de São Félix do Araguaia para assumir as duas Varas Cíveis, mas a Advocacia não estava contente com isso. Começamos um trabalho porque Porto Alegre do Norte era uma Comarca de 1ª entrância com mais de 20 mil processos, então ela merecia ser elevada e melhor, ter juízes designados. Enfrentamos a pandemia, fizemos várias viagens, mas fomos contemplados agora com dois juízes que estão atendendo os altos de forma remota. É muito ruim, mas é muito melhor do que tínhamos. E agora temos a informação que no dia 06 de maio o Tribunal designará dois juízes para Porto Alegre do Norte já pra responder pelas Varas. E melhor que esta informação é dizer que Porto Alegre do Norte foi elevada de entrância. Então agora as três varas de Porto Alegre do Norte abrem vagas para promoção de juiz. Ou seja, o juiz que vier virá promovido, ficará de três a cinco anos na região. É uma vitória muito grande da advocacia e da cidadania e principalmente das comarcas que vão ver o sistema judiciário desonerar e poder ter uma melhor prestação jurisdicional ao jurisdicionado que é o povo, a ponta da lança que é quem realmente precisa ver o serviço do judiciário prestado.” – assegura Sérgio Zoccoli, presidente da OAB MT, 27ª subseção
Continua Zoccoli:
“Os desafios não param, o direito e a realidade são muito contemporâneos. Enfrentamos a covid, sem juiz, sem designar, agora conseguimos a elevação, não conseguimos a designação. Se conseguirmos a designação vamos para o melhoramento das salas da OAB , vamos dar condição para o advogado. Principalmente para jovem advogado ter um lugar para acessar um processo, fazer um atendimento dentro dos Fóruns e não só isso, a OAB vem fazer eventos sociais não só nas duas comarcas que é Confresa e Vila Rica. Nós queremos estender para São Félix do Araguaia e para Porto Alegre do Norte a “carneirada da OAB” que reverte fundos para a APAE. Mas a intenção dela é que a advocacia reverta fundos para uma instituição de caridade. Então os desafios são sempre crescentes, porém me sinto muito honrado principalmente com uma posse bem prestigiada e acho que é um sinal de que não é um dever cumprido, mas sim de um dever a cumprir. Muitos desafios vêm pela frente, mas a nossa diretoria, e eu enquanto presidente, estou pronto e apto para enfrentar esses novos desafios para levar sempre o melhoramento para nossa região.” – conclui Sergio Zoccoli.
“É um desafio muito intenso de compor a diretoria da OAB. A diretoria tem por objetivo a representatividade de todos os advogados, representa o jovem advogado, a mulher advogada, e os colegas mais experientes na profissão. Uma subseção que a diretoria é funcional tende a ter uma sociedade mais tranquila e equilibrada. É motivo de muito orgulho de fazer parte dessa diretoria. Com sentimento de responsabilidade que eu assumo esse desafio, um desafio coletivo pois ninguém conseguiria sozinho, tanto que somos em 10 que assumimos esse compromisso em responder pela Ordem pela 27ª subseção de Vila Rica, uma subsessão grande que representa 13 municípios do Araguaia Xingu, representa três comarcas. Nosso objetivo é promover a representatividade de todos os advogados inscritos na nossa subcessão. Acredito muito que a proximidade gera voz e que com todos os advogados unidos, a resposta será segurança jurídica e equilíbrio para a sociedade.” – finaliza Luana Lico, Vice- presidente.