Por Simone Nascimento
No dia 23, um motorista fez um vídeo denunciando que a empresa Naval estava com a balsa derramando óleo diesel no rio Araguaia, na travessia que fica entre Caseara, TO e Santana do Araguaia, PA.
“Balsa Rio Araguaia, Tocantins, aqui em Caseara indo pra Santana do Araguaia. Fila de mais de 2 km de caminhão, tá saindo agora, mas olha só, como que faz? Cadê o Meio Ambiente? Cadê as Ong’s, Cadê o pessoa que não deixa fazer a ponte aqui em é menos poluente? […] Olha o tanto de óleo que tá saindo, já tá la perto da floresta” – diz o homem no vídeo.
A empresa foi procurada pela reportagem do site do Tocantins, Gazeta do Cerrado, a qual o responsável identificado apenas por Gustavo, disse que não procede a informação da fila quilométrica de caminhões aguardando a travessia.
E quanto ao vazamento também disse que um funcionário “para aparecer” jogou, de propósito, uma lata de óleo diesel na água.
Também afirmou que a empresa sempre se resguardou e ajuda na proteçao do meio ambiente.
O instituto de fiscalização ambiental esteve no local e foram averiguadas a situação.
Veja o vídeo abaixo: