sábado, junho 22, 2024

InícioNotíciasButantan inicia produção da vacina trivalente contra influenza

Butantan inicia produção da vacina trivalente contra influenza

- Anúncio -

O Butantan já está produzindo a vacina atualizada contra a gripe para ser utilizada pelo SUS neste ano.

O imunizante é trivalente, ou seja, trará a proteção contra três vírus: H1N1, H3N2, do subtipo Darwin, e a cepa B.

A vacina é produzida em uma fábrica própria do Instituto, que produz separadamente os IFAs (Ingredientes Farmacêuticos Ativos) das três cepas. Depois, eles são misturados em um outra fábrica de formulação e envase.

Anualmente o Butantan produz, anualmente, 80 milhões de doses o imunizante ofertado na campanha nacional de vacinação. Por ser sazonal, a vacina é modificada a cada ano, baseado nos três subtipos do vírus influenza que mais circularam no último ano no hemisfério Sul, conforme indicação da OMS.

“Já produzimos 100% do IFA do H1N1 em setembro. Estamos em vias de terminar o IFA da cepa B e em janeiro começamos a produzir o IFA do H3N2. Na primeira quinzena de fevereiro está previsto o início das formulações e do envase”, explicou o diretor de produção do Instituto Butantan, Ricardo Oliveira.

O Brasil vive um surto de influenza H3N2. O imunizante será importante para promover a proteção da população e conter o espalhamento do vírus.

Anualmente o Butantan produz, anualmente, 80 milhões de doses o imunizante ofertado na campanha nacional de vacinação. Por ser sazonal, a vacina é modificada a cada ano, baseado nos três subtipos do vírus influenza que mais circularam no último ano no hemisfério Sul, conforme indicação da OMS (Organização Mundial da Saúde).

De acordo com o Instituto, é possível que a vacina trivavente seja substituída por uma versão com cobertura para quatro vírus no futuro. A nova versão, com duas cepas de vírus A e duas cepas do vírus B, também está sendo desenvolvida.

Via: UOL Notícias

GN Comunicação e Notícias
GN Comunicação e Notíciashttps://gncomunicacaoenoticias.com.br
Conte com nossa equipe de redação para divulgar notícias da região.
OUTRAS NOTÍCIAS
- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

Mais notícias

Recent Comments