sexta-feira, junho 14, 2024

InícioEventosAconteceu neste sábado, 18, a inauguração do tão sonhado Centro Cultural e...

Aconteceu neste sábado, 18, a inauguração do tão sonhado Centro Cultural e Turístico de Vila Rica

- Anúncio -

Por Simone Nascimento com Assessoria; Imagens Gean Nascimento

O Centro Cultural e Turístico de Vila Rica começou a ser sonhado em 2017, pela então Secretária de Cultura, Desporto e Lazer, professora Sandra Regina.

O local escolhido para ser o centro cultural foi uma adaptação da antiga ETA, Estação de Tratamento de Água de Vila Rica.

Era uma espaço ocioso, pois a ETA há muitos anos deixou de funcionar naquele local. A vegetação estava tomava conta de todo o espaço e, além disso, a construção servia de abrigo para andarilhos e usuários de entorpecentes trazendo insegurança para os moradores dos arredores.

A própria Sandra esboçou as ideias de estruturação, colocando no projeto biblioteca, sala de dança e música e que após esse esboço, foi encaminhado aos engenheiros para projetarem.

Foi encaminhado ao Chefe de seção de engenharia e fiscalização, Eleandro Kovalski a qual fez um croqui em 3D. E após a aprovação foi destinado ao engenheiro Rafael dos Santos Cordeiro, para fazer análise predial para avaliar a estrutura já existente e possíveis reformas.

O Prefeito Abmael e o vice na época, João Salomão foram visitar o local juntamente com a secretária e concordaram em dar continuidade ao projeto.

Aconteceram vários entraves devido a recursos. Só em 2019 o prefeito Abmael decidiu que arcaria com as despesas da reforma e ampliação com recursos próprios.

O propósito do espaço é servir para exposições, oficinas, ensaios, aulas de pintura, leituras, pesquisas, coletivos e segundo o sonho da ex Secretária Sandra, “ir de encontro a ações que contribuírem com a educação e formação de cidadãos”.

Nesse meio tempo, houve a troca de secretário de cultura. Quem assumiu a pasta foi o ex vice prefeito, João Salomão, o “João da Pá”.

O Secretário de Cultura, Desporto e Lazer, João da Pá continuou a obra idealizada pela ex secretária de cultura, professora Sandra, o qual foi realizado várias adaptações aproveitando a estrutura original, customizando cada espaço anterior, conforme previa o projeto.

Depois de sonhar um espaço todinho dedicado a cultura, era necessário dar um nome. Foram ouvidas sugestões e o nome escolhido e votada na Câmara Municipal de Vereadores foi da servidora municipal, Soalindamar Pizzatto, que falecera na penúltima semana de julho do ano passado.

Soalindamar Pizzatto, “Maninha” como era carinhosamente chamada, era irmã caçula de uma família de cinco irmãos. Casada com André Pelissari e filha de uma grande família com tradição em participação na política da cidade, a família Pizzatto. Foi servidora pública municipal e era amante da arte e cultura, o nome foi bem acolhido e então, o Centro Cultural e Turístico de Vila Rica – Soalindamar Pizzatto.

Imagem: arquivo pessoal da homenageada

Na cerimônia de inauguração estiveram presentes os familiares de Soalindamar, assim como, as autoridades, secretários de várias secretarias e um pequeno público.


GN Comunicação e Notícias
GN Comunicação e Notíciashttps://gncomunicacaoenoticias.com.br
Conte com nossa equipe de redação para divulgar notícias da região.
OUTRAS NOTÍCIAS
- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

Mais notícias

Recent Comments