quarta-feira, maio 7, 2025

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A Defensoria Pública do Tocantins através do Núcleo de Defesa do Consumidor e a Argos Consulting, lançam guia sobre golpes virtuais e dicas como preservar seus dados na internet

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A Defensoria Pública do estado do Tocantins através do Núcleo de Defesa do Consumidor, NUDECON e também a Argos Consulting lançaram um guia sobre golpes virtuais e dicas como preservar seus dados na internet.

As cartilhas tem por objetivo apresentar golpes comumente praticados em nossa sociedade, bem como as formas de identificar e se prevenir contra a ação de criminosos que se utilizam desses métodos. Os guias reuniram os principais golpes que estão acontecendo pela internet, redes sociais e telefone, apresentando algumas dicas para preservar seus dados.

Normalmente, não é uma tarefa simples atacar e fraudar dados em um servidor de uma instituição bancária ou comercial e, por esse motivo, golpistas vêm concentrando esforços na exploração de fragilidades dos usuários.

Os criminosos vêm utilizando técnicas de engenharia social e estão sempre aprimorando ou mudando as técnicas para envolver as vítimas e persuadi-las a fornecerem informações sensíveis ou a realizarem ações como executar códigos maliciosos e acessar páginas falsas.

Existem diversas formas de abordagem, mas os apelos são sempre os mesmos: clicar em links, comprar por meio de anúncios de redes sociais, participar de sorteios ou enviar código que chega por mensagem de texto (SMS), transferir dinheiro para alguma conta bancária ou fornecer dados pessoais, números e senhas de cartões.

Nos documento são apresentados os golpes mais comuns aplicados atualmente. Veja a seguir:

WHATSAPP
As principais abordagens utilizadas pelos criminosos envolvendo o WhatsApp são:
• Usam números de telefone exibidos nos anúncios para clonar a conta dos WhatsApp;
• Contam uma história para conseguir o código que chega por SMS no seu celular;
• Pedem dinheiro emprestado se passando por alguém conhecido;
• Enviam mensagens com oferta de promoções pelo aplicativo.

O golpe realizado a partir dos sites usam números de telefone exibidos nos anúncios para clonar a conta do WhatsApp dos vendedores.

Os golpistas entram em contato e se passam por funcionários de empresas como OLX, Mercado Livre e ZAP.

Eles alegam que precisam do código enviado por SMS para regularizar o anúncio. O código, no entanto, é um PIN de autenticação do WhatsApp que permite acionar, em outro aparelho, a conta que a vítima tem no aplicativo de mensagens.

Caso o autor do anúncio não perceba nada estranho e envie o código, o golpista clona seu WhatsApp e começa a enviar mensagens para seus contatos. Uma das práticas mais comuns é mandar mensagens pedindo dinheiro emprestado para a lista de contatos e grupos fingindo ser você.

O que fazer caso tenha sido vítima:

Denunciar o perfil falso no aplicativo WhatsApp usando o suporte@whatsapp.com ou clicar no número que enviou a mensagem e, no campo “dados do contato” clicar em denunciar.

Como evitar o golpe:

• Nunca informe o número de SMS que chega no celular para terceiros;
• Não clique em links, banners e outros anúncios recebidos por SMS, e-mail e mensagens de WhatsApp;
• Faça uma chamada de vídeo para confirmar quem está pedindo o dinheiro emprestado;
• A dica principal é ativar a verificação em duas etapas. Vá em “Ajustes”, “Conta”, “Verificação em duas etapas”, cadastre senha de 6 dígitos e o seu e-mail. Assim será solicitada a senha junto com ocódigo de verificação sempre que a conta for configurada em um novo aparelho;
• Fique atento às mensagens de solicitação de dinheiro por conhecidos;
• Desconfie se a fotografia do perfil do WhatsApp estiver vinculada a uma linha telefônica que não esteja cadastrada nos seus contatos;
• Se a conta bancária informada para depósito de valores estiver em nome de terceiro, a chance de ser fraude é ainda maior

Compras online

Internet icon. Internet symbol. Wireless technology. Vector illustration

Como agem os criminosos:
• Hackeiam sites oficiais;
• Fazem anúncios de sites falsos para ter visibilidade em ferramentas de busca como, por exemplo, o Google;
• Enviam propaganda via links patrocinados anunciando descontos em sites de compras coletivas e colocando comentários falsos de clientes elogiando a mercadoria;
• Ofertam produtos muito procurados e com preços abaixo dos praticados pelo mercado.

Os golpistas normalmente criam um site fraudulento, com o objetivo específico de enganar os possíveis clientes que, após efetuarem os pagamentos, não recebem as mercadorias.

Além do comprador que paga, mas não recebe a mercadoria, esse tipo
de golpe pode ter outras vítimas, como:

• uma empresa séria, cujo nome tenha sido vinculado ao golpe;
• um site de compras coletivas, caso ele tenha intermediado
a compra;
• uma pessoa, cuja identidade tenha sido usada para a criação
do site ou para abertura de empresas fantasmas

Fique atento a algumas informações que deve constar num site de compra:
• Nome comercial;
• CNPJ ou CPF;
• Endereço físico do estabelecimento;
• Informações de contato;
• Links devem começar com “https”;
• Política de troca;
• Locais de entrega e respectivos prazos;
• Responsabilidade pelo custeio do frete;
• Canais de atendimento ao cliente.

Como evitar o golpe:
• Procure validar os dados de cadastro da empresa no site da Receita Federal;
• Verifique se a página das empresas nas redes sociais contém o selo de verificação;
• Evite fazer compras usando computadores compartilhados, lan houses ou cybercafés;
• Instale um antivírus e atualize-o frequentemente;
• Verifique se o domínio do endereço é registrado no Brasil(.com.br);
• Todas as transações devem ser feitas por meio do site oficial;
• Pesquise na internet sobre o site, antes de efetuar a compra, para ver a opinião de outros clientes;
• Acesse sites especializados em tratar reclamações de consumidores insatisfeitos, para verificar se há reclamações referentes a essa empresa;
• Sempre confira os dados do boleto que está pagando;
• Gere um cartão virtual pelo aplicativo do banco, que é válido apenas para uma compra;
• Jamais deixe o cartão salvo para compras futuras;
• Se o site oferecer a opção de armazenar seus dados bancários ou número do cartão de crédito não aceite;
• Faça uma pesquisa de mercado, comparando o preço do produto exposto no site com os valores obtidos na pesquisa e desconfie caso ele seja muito abaixo dos praticados pelo mercado;
• Fique atento a propagandas recebidas através de spam, seja cuidadoso ao acessar links;
• Não informe dados de pagamento caso o site não ofereça conexão segura ou não apresente um certificado confiável.

O que observar num site de compras coletivas:
• Atente para o prazo final da oferta;
• Valor do desconto;
• Número mínimo de pessoas necessárias para conclusão da oferta;
• Especificações do produto ou serviço;
• Prazo para utilização do cupom ou voucher.

omo se proteger nas compras online em sites internacionais:
• Dê preferência a sites que usam intermediadoras de pagamento, pois caso o produto não seja entregue, o valor da compra poderá ser devolvido;
• Lembre-se que o Código de Defesa do Consumidor incide sobre relações de consumo somente em sites de empresas com escritório ou representação no Brasil.

Como evitar o golpe em sites de compras coletivas:
• Evite comprar por impulso apenas para garantir o produto ofertado;
• Faça pesquisas prévias, pois há casos de produtos anunciados com desconto, mas que na verdade, apresentam valores superiores aos de mercado;
• Pesquise na Internet sobre o site de compras coletivas, antes de efetuar a compra, para ver a opinião de outros clientes e observar se foi satisfatória a forma como os possíveis problemas foram resolvidos.

Dicas e cuidados para preservar seus dados no ambiente virtual

Algumas dicas de cuidados para preservar seus dados:

  1. CERTIFIQUE-SE QUE O SITE É SEGURO – É importante verificar se o site oferece segurança no registro dos dados pessoais e do número do cartão de crédito. Atente-se para a figura de um cadeado no canto direito superior da página na Internet e se o domínio do endereço é registrado no Brasil;
  2. PROCURE IDENTIFICAR O VENDEDOR – O consumidor pode procurar na página dados como endereço, e-mail, e ainda o CNPJ ou CPF e fazer uma consulta no site da Receita Federal para ver se está ativo;
  3. NÃO FAÇA DEPÓSITO NA CONTA DE PESSOA FÍSICA – Se você está comprando de uma loja, o pagamento deve ser feito à loja e não a terceiros. Ao receber boletos verifique os dados e certifique-se que estão de acordo com os dados do site;
  4. EVITE CLICAR EM LINKS ENVIADOS POR TERCEIROS (SPAM) – Podem conter programas mal-intencionados capazes de capturar senhas e outras informações pessoais suas para uso indevido;
  5. EVITE FAZER COMPRAS USANDO COMPUTADORES COMPARTILHADOS, LAN HOUSES OU CYBERCAFÉS;
  6. INSTALE UM ANTIVÍRUS E ATUALIZE-O FREQUENTEMENTE;
  7. AO EFETUAR COMPRAS ONLINE PRIORIZE A UTILIZAÇÃO DE CARTÃO VIRTUAL GERADO NPELO APLICATIVO DO BANCO, que é válido apenas para uma compra;
  8. JAMAIS DEIXE O CARTÃO SALVO PARA COMPRAS FUTURAS;
  9. SE O SITE OFERECER A OPÇÃO DE ARMAZENAR SEUS DADOSBANCÁRIOS OU NÚMERO DO CARTÃO DE CRÉDITO NÃO ACEITE;
  10. VERIFIQUE OS PROCEDIMENTOS PARA RECLAMAÇÃO, DEVOLUÇÃO DO PRODUTO, PRAZO PARA ENTREGA – Procure no site as informações e os procedimentos que devem ser observados antes de concluir a compra;
  11. GUARDE TODOS OS DADOS DA COMPRA – Armazene em meio físico ou eletrônico todas as informações pertinentes a compra como nome do site, itens adquiridos, valor pago e forma de pagamento, número de protocolo da compra ou do pedido, confirmação do pedido, e-mails trocados com o fornecedor que comprove a compra e suas condições;
  12. VERIFIQUE SE HÁ DESPESAS COM FRETES E TAXAS ADICIONAIS, bem como o prazo de entrega da mercadoria ou execução do serviço;
  13. NÃO COMPRE SE NÃO HOUVER SEGURANÇA – Se um site oferece uma excelente condição de compra, mas não preencher os requisitos de segurança, desista do negócio, por mais tentador que seja, e procure outro site ou vá a uma loja física.
  14. VERIFIQUE A REPUTAÇÃO DA EMPRESA EM PLATAFORMAS COMO CONSUMIDOR.GOV ou RECLAME AQUI ANTES DE EFETUAR A COMPRA – Se a empresa apresenta um grande número de queixas e é bem provável que você seja o próximo a ter problemas.
  15. PROPOSTAS MUITO ATRATIVAS PODEM SER ARMADILHAS – Faça uma análise da proposta e veja se o preço ofertado está dentro da média de mercado. Desconfie se o valor estiver muito abaixo, pode ser indicativo de armadilha;
  16. NA COMPRA DE ELETRODOMÉSTICOS FIQUE ATENTO AS ESPECIFICAÇÕES COMO VOLTAGENS E VERIFIQUE SE HÁ REDE DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA NA SUA REGIÃO;
  17. NA COMPRA DE PRODUTOS VEJA TODAS AS ESPECIFICAÇÕES COMO TAMANHO, COR E ETC;
  18. FIQUE ATENTO AO COMPROVANTE APÓS FINALIZAR COMPRA – A loja deverá enviar um comprovante do pedido e do pagamento. Se não receber, o consumidor deve exigir imediatamente. O comprovante será fundamental para eventual reclamação junto ao Procon ou em ação judicial;
  19. VERIFIQUE OS DADOS DO BOLETO QUE ESTÁ PAGANDO PARA AFERIR SUA VERACIDADE;
  20. JAMAIS SIGA O PASSO A PASSO ORIENTADO PELO DESCONHECIDO AO TELEFONE, e encurte a conversa;
  21. NÃO RETORNE LIGAÇÕES, OS CRIMINOSOS CONSEGUEM INTERCEPTAR;
  22. NÃO FORNEÇA INFORMAÇÕES PESSOAIS A ESTRANHOS – informe pessoas da sua casa e de seu convívio, especialmente idosos e crianças sobre esses golpes e os oriente a não darem quaisquer informações pessoais a estranhos

Veja mais detalhes de ambas as cartilhas com sugestões e dicas de como não cair em golpes:

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