sexta-feira, junho 14, 2024

InícioNotíciasReunião com Deputado Estadual Dr Eugênio tratando sobre ZSEE nesta noite de...

Reunião com Deputado Estadual Dr Eugênio tratando sobre ZSEE nesta noite de terça

- Anúncio -

Aconteceu nesta noite e terça-feira,14, nas dependências do Sindicato Rural de Vila Rica, uma importante reunião com o Deputado Estadual Dr Eugênio para tratar mais uma vez do tema Zoneamento Socioeconômico Ecológico, ZSEE, de Mato Grosso, mais propriamente da região do Araguaia.

Na reunião estiveram presentes autoridades políticas e sociais e imprensa local.

Dr Eugenio falou sobre o Plano Diretor rural, onde prevê onde poderia ser realizado investimentos  no setor privado como público. Segundo o Deputado o Vale do Guaporé e Vale do Araguaia serão as áreas que serão mais afetadas pelo ZSEE.

Também lembra que o plano foi apresentado no ano de 2008 na Assembleia Legislativa e a partir daí foi dado início a coerência, votado em 2011 e aprovado sendo contemplado no Mato Grosso, proposta que previa preservação de 80% das florestas e o restante da área seria para produção, segundo o que propõe o Código Florestal.

Porém o Ministério Público não concordou com alguns pontos e moveu meios para anular o que era proposto, onde vem sido decorrido a trajetória de votação, para anulação e votação do novo zoneamento de acordo com o solicitado.

Composta de 33 membros, representando toda sociedade, onde temos 14 cadeiras representando os órgãos do Mato Grosso, onde se reúnem a cada três meses para discutir ações e ver como está o andamento do estudo, desde 2017.

Entretanto em 2020 o governador Mauro Mendes desengavetou o projeto do zoneamento e então começou todo o trâmite dos prós e contra, colocando nosso Vale do Araguaia e do Guaporé os mais prejudicados diante disso. Onde cerca de 4 milhões de hectares não poderão ser mais utilizados para a pecuária, e ficarão desprovidos de tecnologia, além de fins para o meio ambiente.

Diante disso, criou-se uma comissão de Deputados que pudesse acompanhar o processo e o andamento do zoneamento. A discussão é de que se aconteça um zoneamento igualitário, que contemple o social, o econômico e o ecológico.  Essa comissão de deputados reúnem-se a cada 15 dias, com transmissões on-line e fazendo colocação do andamento e como se encontra a situação, além de ter a SEMA, o SEDEC, e a Ação Social, como participantes para ver e entender quais são as posições e o entendimento do problema, diante da visão deles, fazendo ligação aos produtores, que serão os mais prejudicados, para tentar ao menos fazer com que os participantes possam ver de forma correta e clara todo o processo e o que acarretará o zoneamento.

Houve algumas colocações de alguns dos presentes.

Neste ano durante os meses de janeiro a março foi realizada consultas públicas a respeito do ZSEE e não há previsão de nova consulta.

Segundo o deputado, a EMBRAPA fez um estudo, uma defesa contra o zoneamento, porem o valor que ela está cobrando é de 25 milhões de reais, que por mais que seja algo de extrema importância está muito acima do orçamento. E que a Faculdade está fazendo um estudo e uma colocação a favor, e que está esperando a conclusão, que está previsto até final de setembro uma posição.

GN Comunicação e Notícias
GN Comunicação e Notíciashttps://gncomunicacaoenoticias.com.br
Conte com nossa equipe de redação para divulgar notícias da região.
OUTRAS NOTÍCIAS
- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

Mais notícias

Recent Comments