sexta-feira, abril 19, 2024

InícioNotíciasCrise hídrica no Brasil deve gerar “disputa pela água”, dizem especialistas. Os...

Crise hídrica no Brasil deve gerar “disputa pela água”, dizem especialistas. Os sinais de que o está Brasil secando

- Anúncio -

A insegurança hídrica é um problema de escala global, mas o Brasil é especialmente atingido. Nos últimos 30 anos, quase 16% da cobertura de água do país desapareceu, o Pantanal está 60% mais seco e rios antes navegáveis agora se cruzam a pé. O resultado: energia e alimentos mais caros.

O problema tem escala global. A ONU estima que, nos últimos 20 anos, mais de 1,5 bilhão de pessoas entraram em situação de “insegurança hídrica”. E o Brasil, a despeito de sua riqueza natural, é duramente atingido.

Uma crise hidrológica histórica enfrentada pelo Brasil nos últimos meses passou a gerar preocupações sobre a oferta de energia, e técnicos responsáveis pela operação do sistema elétrico avaliam que evitar um racionamento ou blecautes exigirá uma verdadeira “disputa pela água”.

A escassez crescente de chuvas, associada a queimadas e desmatamento, se traduz em “quase 16% da cobertura de água perdida nos últimos 30 anos”, informa Sonia Bridi, repórter especial do Fantástico. Em conversa com Renata Lo Prete, ela conta o que viu em suas viagens pelo país: um Pantanal 60% mais seco, um rio Paraguai que se pode cruzar a pé, ribeirinhos sem peixes para pescar e agricultores com a colheita reduzida.

Via: CNN Brasil

GN Comunicação e Notícias
GN Comunicação e Notíciashttps://gncomunicacaoenoticias.com.br
Conte com nossa equipe de redação para divulgar notícias da região.
OUTRAS NOTÍCIAS
- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

Mais notícias

Recent Comments