Parceria exitosa na titulação de propriedades rurais em Vila Rica – Sec de Agricultura, STR, INCRA e Engeotop

A Prefeitura Municipal de Vila Rica através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, INCRA e a empresa ENGEOTOP, responsável pelo geo referenciamento das áreas, entregam aos agricultores familiares do projeto de assentamento Santo Antônio do Beleza, São Gabriel e Bom Jesus o então sonhado registro da sua propriedade.

Anúncio

O trabalho de titulação das propriedades rurais de Vila Rica teve início no ano de 2011 quando o então presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais da época, Sr Ivanir Gallo junto com mais lideranças do movimento e do Sindicato, firmaram um termo de cooperação com a empresa em ENGEOTOP Engenharia, empresa que ofereceu o melhor preço, e assim os produtores afirmaram o termo de compromisso com a empresa que ficou responsável por todo o geo referenciamento das áreas.

Foram entregues 66 matrículas definitivas no Projeto de Assentamento, PA, Santo Antônio do Beleza, 19 no PA São Gabriel, 25 no P A Bom Jesus chegando no total de 219 matrículas definitivas entregues à produtores rurais no município de Vila Rica. Quase 30 % dos assentados já estão com seus títulos de propriedade definitivos na mão.

Entrega de títulos no P A São Gabriel foram entregues 19 títulos (imagens abaixo)

“E importante lembrar de todos aqueles que contribuíram para que esse momento chegasse. Sinto-me feliz em estar podendo ter a honra de entregar os títulos definitivos para os produtores. Lembro de quando ainda criança ouvia seu pai comentar que em Mato Grosso que o INCRA disponibilizava terra e com cinco anos já tinha propriedade definitiva, mas só hoje é possível ver isso acontecendo, ver pessoas que esperam uma vida inteira para ter em mãos o título definitivo de sua propriedade.” – disse Prefeito Abmael Borges.

P A Santo Antônio do Beleza foram entregues 66 títulos (imagens abaixo)

Alysson Ferreira de Oliveira, jovem Superintendente do INCRA vem cumprindo com o compromisso que firmou de que a cada mês fazer a entrega de títulos de propriedade a produtores aqui no município de Vila Rica.

O Superintendente ressalta que o valores que estão sendo cobrados, R$ 143,10, são valores simbólicos pois o INCRA não vende propriedades só está pegando de volta o dinheiro que foi investido na época da desapropriação. Os produtores pagam apenas 10% do valor da terra na região. Se pagar à vista tem mais 10% de desconto ou se preferir pode pagar em 20 anos sendo três anos de carência e mais 17 anos pagando uma parcela por ano de um valor que vai variar de acordo com tamanho de cada propriedade. Com o prazo de 180 dias após a data de registro terá 20% de desconto.

PA Colônia Bom Jesus foram entregues 25 títulos

“Esperamos que os produtores não se desfaçam da terra, que façam bom uso e que continuem tirando dela o sustento da sua família agora com muito mais facilidade, pois o título de propriedade definitiva de trará muitos e muitos benefícios.” – destacou Alysson.

No P A Ipê foram colhidas 102 assinaturas