Cerca de 25 pessoas, entre jovens, adultos e crianças estiveram unidos numa ação social na praça Afonso Ligori, no bairro Inconfidentes, em Vila Rica, na manhã de domingo, dia 18. São membros do grupo “Missão Calebe”. Realizaram pintura no meio fio e as árvores foram ad ornadas com pintura.
Parte do grupo estiveram no programa Em Destaque, no canal GN TV Online, no último dia 13 e deixaram a mensagem que:
“Ser Calebe é… ser útil, fazer a diferença, viver para servir. É fazer parte de uma geração que não quer apenas esperar para ver, mas quer trabalhar para apressar a volta de Jesus”.
O Projeto Missão Calebe é um programa voluntário, serviço social e testemunho que desafia os jovens adventistas a dedicarem suas férias ao evangelismo em lugares onde não há presença adventista, para fortalecer as congregações pequenas e conquistar novas pessoas para o reino de Deus.
O Projeto Missão Calebe, surgiu no interior da Bahia, há aproximadamente 14 anos atrás(2005), quando um grupo idealizou que podia contribuir pela sociedade, bastando para isso ter a coragem e dedicação a missão idealizada.
A Missão Calebe é um projeto da Igreja Adventista do Sétimo Dia, mas qualquer pessoa pode participar e se tornar um voluntário das ações que acontecem durante as férias de janeiro. O projeto tem um caráter educacional, social e religioso.
o projeto Missão Calebe é considerado um dos maiores projetos de evangelismo envolvendo adolescentes e jovens dessa referida comunidade. Esses jovens, durante suas férias, dedicam todos os dias com um único objetivo, levar esperança e partilhar do amor de Deus com o próximo.
Qual é o significado do nome Calebe?
Calebe é um nome masculino de origem hebraica que significa “cachorro” ou “cão”. O termo faz referência ao animal em razão do atributo de fidelidade, respeito e lealdade.
Um pouco de história Bíblica
Calebe era filho de Jefoné, que não era israelita, e sim do povo Quenezeu (Números 32:12; Gênesis 15:19). Porém, por ter mãe hebreia da tribo de Judá, era autêntico israelita que foi escolhido para representar sua tribo na espionagem da terra prometida herdando a promessa da conquista da terra que espionou.
O Senhor disse a Moisés para que enviasse homens para espiar a terra de Canaã, lugar que daria aos filhos de Israel. E um deles foi Calebe, representando a tribo de Judá.
A ordem era para observar tudo, desde a geografia do lugar até mesmo como o povo era organizado e como agiam. E assim fizeram aqueles homens por 40 dias (Números 13:17-25).
Ao retornarem, juntaram-se a Moisés, Arão e a todos os filhos de Israel para contarem o que tinham visto. Porém, em vez de ver somente as coisas boas que poderiam conquistar, como por exemplo, uma terra próspera, preocupou-se com os problemas que viram e que enfrentariam para conquistar a terra. (Números 13:26-33).
Calebe e Josué foram os únicos que não se deixaram assustar com o que viram e creram somente na Palavra do Senhor, que prometeu Canaã a todos os filhos de Israel. O restante do povo e os homens que espiaram a terra reclamaram, julgando que Deus tinha prometido algo impossível e que era melhor que todos morressem no Egito (Números 14:1-9).
Via: mídias sociais