Aconteceu neste sábado (19) a entrega de títulos definitivos para produtores rurais do PA Alvora e PA Aracaty

No dia 19 de junho, aconteceu na sede dos Projetos de Assentamento Alvorada e Aracaty a entrega de mais 21 títulos definitivos aos produtores rurais.

Anúncio

A titularização de terra em Vila Rica é um desejo antigo dos assentados pelo direito de domínio da terra de forma definitiva, desde a criação dos assentamento.

No ano de 2012, foi realizado um termo de cooperação técnica entre o INCRA, Sindicato do Trabalhadores Rurais e a empresa especializada em georreferenciamento, “Engeotop Engenharia”.

O Governo Municipal através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, no ano de 2017 com o objetivo de dar andamento na realização do sonho dos assentados em ter titularização definitiva, abraçou a causa retomando as atividades para que se tornasse realidade esse tão sonhado sonho, em parceria com Sindicato e associações na luta pelo título definitivo.

Em 2017 com apoio do Prefeito Abmael, começaram os trabalhos da cartografia, ou seja, foi realizado um trabalho de avaliação dos pontos de georreferenciamento, trabalho esse feito pela “Engeotop Engenharia” com acompanhamento do Secretário de Agricultura, Rafael Gallo, INCRA, Sindicato e representantes das Associações de cada Projeto de Assentamento.

Já no ano de 2019 iniciou-se o trabalho de vistorias e declarações nos Projetos de Assentamentos: Aracati, Bom Jesus, Alvorada, São Gabriel, São Jose, Santo Antônio do Beleza e Ipê.

“Para mim, Rafael Gallo, como secretário, é motivo de muita alegria a entrega desses títulos, tendo em vista que os produtores aguardavam a mais de trinta anos. Estamos muito feliz em saber que nosso esforço e trabalho está dando bons resultados, prova disso é a entrega de mais títulos aos assentados do município de Vila Rica, conhecemos a luta de todos e sabemos que esperavam por esse dia há muitos anos, mas agora, graças a Deus, já é uma realidade. Reforço a contribuição do Sindicato dos Trabalhadores Rurais que não vem medindo esforço para que isso se tornasse realidade. Agradeço o Prefeito Abmael Borges que sempre teve a disposição, sempre esteve pronto para fazer os termos de cooperação técnica com o INCRA para as realizações das vistorias e de toda demanda para o desenvolvimento do processo. Portanto só temos mesmo é que agradecer a Deus e a cada um dos que contribuíram para que tudo isso tornasse realidade” – afirma Rafael Gallo, Secretário de Agricultura.

Também informou que não para por aqui, que em breve terá mais títulos a serem entregues além do levantamento de novas demandas de processos para titulação.

O Prefeito Abmael Borges agradeceu a todos os envolvidos, Sindicato dos Trabalhadores e trabalhadoras Rurais, INCRA e empresa responsável pelo georreferenciamento “Engeotop Engenharia” – “A união de todos foi de suma importância para a entrega de mais 21 títulos. Esses títulos é o instrumento que transfere o imóvel rural ao assentado em caráter definitivo. Nos próximos dias iremos realizar também a entrega de mais títulos definitivos de posse de outros assentamentos, pois o nosso Secretário Rafael Gallo já cobrou do chefe da unidade do INCRA de Confresa, celeridade no andamento dos títulos que estão em Cuiabá para serem lançados no livro fundiário. Acreditamos e apoiamos nossos produtores rurais, pois sabemos da importância deles no nosso dia a dia e por isso o que depender da gente e tiver ao nosso alcance, iremos sempre estar prontos para dar nossa contribuição”. – Enfatizou Abmael Borges Prefeito Municipal.

Estiveram presente no evento; o Vce-Prefeito Júlio Borges, Secretário de Desporto Cultura e Lazer, João da Pá, Alisson chefe da unidade do INCRA de Confresa, além dos servidores do INCRA Arismar e Dalva Iraildes, o Sindicato dos trabalhadores Rurais esteve representado pelo seu presidente Adão Alvino de Souza, Weder da Engeotop Engenharia, Clainir Mafra representando a comunidade São José, a Câmara Municipal de Vereadores esteve representada pelo Vice-presidente do legislativo vereador Clebis Lourenço (Clebinho) e os vereadores, Igor Augusto Souza, Goiano da Cerâmica, Lazaro Gonsalves, James West Pereira Damas e o Jailson Pires Silva.

Via: AMM