5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente

Comemorado todos os anos em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente é a principal data das Nações Unidas para sensibilizar e impulsionar ações para problemas ambientais urgentes – da poluição marinha e o aquecimento global até o consumo sustentável e os crimes contra a vida silvestre. Desde a primeira edição, em 1974, o evento cresceu e se tornou uma plataforma global e de amplo alcance em mais de 100 países.

Anúncio

Este ano, o Dia Mundial do Meio Ambiente é sediado pelo Paquistão e tem como tema a “Restauração de Ecossistemas”, com a campanha “Reimagine. Recrie. Restaure”. A data também marca o lançamento oficial da Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas 2021-2030. As hashtags oficiais são #GeraçãoRestauração e #DiaMundialdoMeioAmbiente. As celebrações em todo o mundo acontecem com um híbrido de eventos digitais e presenciais.

Restauração de Ecossistemas

Neste ano, o Dia Mundial do Meio Ambiente faz um chamado urgente para reavivar nossos ecossistemas danificados. Os seres humanos estão perdendo e destruindo as bases de sua sobrevivência em um ritmo alarmante. Mais de 4,7 milhões de hectares de florestas – uma área maior do que a Dinamarca – são perdidos todos os anos.

Como resultado, a perda dos ecossistemas está privando o mundo de reservatórios de carbono, como florestas e turfeiras. As emissões globais de gases de efeito estufa aumentaram por três anos consecutivos e o planeta está a caminho de uma mudança climática potencialmente catastrófica.

Ao reduzir a área de habitat natural para a vida selvagem, criamos as condições ideais para os patógenos – incluindo o coronavírus – se espalharem, algo que foi colocado em foco com o surgimento da Covid-19.

Via: Notícia Sustentável