O Ministério da Saúde lançou oficialmente a campanha nacional de vacinação contra a gripe em 2021 no dia 12 de abril e vai até o dia 9 de julho.
A expectativa é imunizar 80 milhões de brasileiros de diferentes grupos prioritários gratuitamente, via o SUS.
A vacinação foi dividida em três etapas, cada uma com parte do público-alvo.
A partir do dia 12 de abril foram as crianças entre 6 meses e 6 anos, gestantes e puérperas (mulheres no período de até dias 45 após o parto), povos indígenas e trabalhadores da saúde.
A partir do 11 de maio: idosos com mais de 60 anos e professores
A partir do 9 de junho: integrantes das forças de segurança e salvamento, pessoas com comorbidades, condições clínicas especiais ou com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas.
Só crianças com menos de 6 meses de vida e pessoas com histórico de reação alérgica intensa aos componentes da vacina da gripe têm contraindicação.
No mais, a indicação é de que se respeite um intervalo de pelo menos 14 dias entre a aplicação da vacina da Covid-19 e a da gripe. O imunizante contra o coronavírus deve ser priorizado.
Em Vila Rica, foi seguido todos esses grupos, agora chegou a vez dos professores receberem a vacina contra a Influenza (gripe).
Os professores da rede estadual receberão a vacina nas próprias unidades em que trabalham, no dia 25 e 26 no horário das 13:30. Sendo no dia 25, terça feira serão os professores da Escola Estadual Professora Maria Esther Peres e na quarta-feira, dia 26 serão os da Escola Estadual Vila Rica.
Os professores da rede pública municipal estarão sendo aguardados na UNEMAT, do dia 24 a 28 de maio, de segunda a sexta-feira, das 07 as 18:30. Porém cada escola tem um dia e horário agendado para seus profissionais para que não haja aglomeração.
Nessa primeira fase serão vacinados apenas os professores, os demais profissionais da educação deverão aguardar a fase.
Os profissionais deverão apresentar CPF, cartão de vacina e a declaração de vínculo com a docência.
Apesar de ser bem vinda essa vacina da Influenza, os profissionais da Educação aguardam ansiosos a vacina contra covid-19, uma vez que as unidades escolares já começaram a atender os alunos presencialmente, de forma híbrida, e a Secretaria de Educação do Estado já vem anunciando que também tem planos para iniciar, no próximo mês, o atendimento com reforço dos seus estudantes. Porém a classe clama pela vacinação.