Mauro Carvalho explicou que estimativa é de que 10% das doses recebidas pelo Estado sejam destinadas a imunização do grupo
O governo de Mato Grosso solicitou que após a vacinação das forças de segurança sejam imunizados os profissionais da educação, tanto da iniciativa privada quanto da pública. O secretário-chefe da Casa Civil de Mato Grosso, Mauro Carvalho, confirmou a informação.
Segundo Carvalho, a estimativa é de que sejam destinadas até 10% das doses recebidas para a imunização do grupo. A possibilidade foi discutida com os secretários de Saúde, Gilberto Figueiredo, e de Educação, Allan Porto.
“Estamos fazendo um ofício para a Secretaria de Saúde, solicitando que após a vacinação dos profissionais das forças de segurança, que também sejam imunizados os profissionais da educação”, disse durante entrevista ao um programa de rádio.
Para o secretário, a vacinação dos profissionais da Educação é de fundamental importância para garantir o retorno total das aulas presenciais no Estado.
As aulas nas escolas estaduais em Mato Grosso estão em modo remoto há mais de um ano. No início deste ano, o Governo chegou a articular a reabertura das escolas na modalidade híbrida, com o revezamento de 50% e seguindo as normas de biossegurança. Com a alta de casos e mortes no Estado, porém, o Governo descartou essa possibilidade nas escolas estaduais.
Em alguns municípios, as aulas nas escolas particulares e municipais retornaram na modalidade híbrida.
Vacinação dos profissionais da Segurança Pública
Os profissionais da Segurança Pública começaram a receber as primeiras 3.200 doses da vacina contra a Covid-19 na quinta-feira (08.04). Serão contemplados os servidores que estão na linha de frente e o critério será dos mais antigos ao mais jovem que estão na ativa.
“Mato Grosso está seguindo a tendência de outros estados em priorizar os servidores da Segurança Pública, por ser um serviço essencial que não parou. São Paulo, Amapá, Maranhão e Distrito Federal, Piauí, Minas Gerais e Rio Grande do Sul começaram a imunizar esses trabalhadores nesta semana”, destacou o secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante.
As demais doses serão encaminhadas para o interior. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) deve publicar uma resolução de pactuação com as Secretarias Municipais de Saúde com as orientações sobre a vacinação aos profissionais da Segurança Pública. A dose e a lista com os nomes serão encaminhadas aos municípios.
Serão contemplados servidores lotados no Sistema Penitenciário, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Detran, Corpo de Bombeiros, Politec, Fundação Nova Chance, Socioeducativo, além das forças federais como Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e as Forças Armadas – Exército, Marinha e Aeronáutica.
Os servidores que atuam na área meio dentro da Segurança Pública – gestores governamentais, técnicos e analistas de desenvolvimento econômico e social, cargos comissionados – não serão contemplados com a vacinação.
Como se dará a vacinação?
A lista com os nomes dos servidores já foi encaminhada para cada unidade setorial de gestão de pessoas ficará responsável de notificar os servidores informando que será contemplado com a vacina.
Em seguida, os servidores precisam fazer pré-cadastro com o Cartão SUS atualizado, além dos dados pessoais.
Assim que o município agendar a vacinação, informando a hora e o local, ele deve assinar o documento e entregar para a chefia imediata referendar, garantindo que haja respeito na fila da vacinação.
Em torno de 22 mil profissionais da carreira da Segurança Pública devem ser vacinados em Mato Grosso.
Vacinação na segurança
O governador Mauro Mendes conseguiu a aprovação, junto ao Ministério Público Estadual e ao Conselho dos Secretários Municipais de Saúde, para aumentar o percentual a ser disponibilizado para a vacinação das Forças de Segurança de Mato Grosso.
Em todos os lotes de vacina que vierem para Mato Grosso, 5% das doses para a imunização dos profissionais das Forças de Segurança.
Na última remessa de vacina, feita pelo Governo Federal, foi disponibilizado para Mato Grosso 896 doses para aplicar o imunizante nos integrantes da Força de Segurança no Estado.
Via: PJC MT e Folha Max