O Governo de Mato Grosso recebeu, até esta terça-feira (20/04/21), 703.810 doses das vacinas contra Covid-19 do Ministério da Saúde e já disponibilizou 700.916 aos 141 municípios do Estado, ou seja, 99,5% do total recebido.
Após a distribuição de forma célere aos 14 Escritórios Regionais de Saúde, cabe a cada município fazer a retirada do imunizante, organizar o agendamento e a aplicação da vacina junto aos grupos prioritários.
Das 700.916 doses disponibilizadas aos municípios, as prefeituras aplicaram 441.875 (68%), sendo 326.383 como primeira dose e 115.492 como segunda dose. O percentual já é consideravelmente maior do que o da semana passada, em que foi registrada a aplicação de 57% do total de doses recebidas.
Os 10 municípios que mais aplicaram vacinas – 1ª e 2ª dose, considerando o percentual de doses aplicadas em relação às doses recebidas:
Colocação | Município | Porcentagem |
1º lugar | Vila Rica | 96% |
2º lugar | Planalto da Serra | 95% |
3º lugar | Paranatinga | 88% |
4º lugar | Porto Esperidião | 87% |
5º lugar | Jaciara | 87% |
6º lugar | Aripuanã | 86% |
7º lugar | Campo Novo do Parecis | 85% |
8º lugar | Juína | 85% |
9º lugar | Nortelândia | 84% |
10º lugar | Santo Antônio do Leste | 84% |
Cidades vizinhas, como Confresa e Porto Alegre do Norte foram aplicados 72% das doses (1ª e 2ª dose)e Bom Jesus do Araguaia 70%, Barra do Garças 68%, Luciara 63% e Nova Xavantina 60% por exemplo.
Confira o ranking completo de aplicação das vacinas no Boletim Informativo n° 408 ou no Painel de Distribuição de Vacinas Covid-19.
Considerando as vacinas destinadas à população indígena, alguns municípios podem contabilizar as doses aplicadas em aldeias pertencentes a territórios vizinhos e ultrapassar o limite de 100% da aplicação.
A Vigilância Estadual ainda alertou que a utilização de unidades de segunda dose como primeira dose pode comprometer o esquema vacinal da população do município, considerando o fornecimento e as orientações feitas pelo Ministério da Saúde.
Sobre a distribuição
Na força-tarefa da vacinação, cabe ao Governo do Estado fazer a logística de distribuição, que é definida pela Comissão Intergestores Bipartite de Mato Grosso (CIB-MT), composta por membros do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT).
A escolta dos materiais até os 14 polos de distribuição é feita pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), além das Polícias Federal e Rodoviária Federal e do Ministério da Defesa. O Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) também disponibiliza sua frota aérea para dar celeridade à distribuição.
É importante ressaltar que o Governo Federal define o total de doses que cada estado recebe. Essa definição ocorre de acordo com a quantidade de pessoas que pertencem aos grupos prioritários e não pela quantidade absoluta da população.
Via: SES-MT