terça-feira, abril 16, 2024

InícioNotíciasBrasília: 61 anos - aniversariante nesse 21 de abril

Brasília: 61 anos – aniversariante nesse 21 de abril

- Anúncio -

A capital federal celebra mais um ano de vida neste dia 21, comemorando 61 anos. No centro do país, ela oferece belos traços arquitetônicos e um céu que veio para consolar os fãs de areias e águas salgadas. Afinal, como disse o arquiteto e urbanista Lúcio Costa, “o céu é o mar de Brasília”. Com pessoas de todos os cantos do país, a cidade trilhou uma história que completa 61 anos.

A cidade dos arquitetos Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, dos pioneiros dos três poderes das principais decisões do país, mas principalmente a cidade dos brasilienses, da diversidade, da arte, da cultura e do cenário musical.

A história de Brasília não começou hoje, não tem apenas 61 anos. Já se pensava em construir Brasília no centro do território nacional desde o século 18. E muitas eram as razões pra trazer a capital do Brasil para o centro do país: para colonizar a região central, por questões de segurança, e de certo modo até para impedir que nossos governantes sentissem pressionados ao tomar suas decisões já que, como o Brasil era pouco povoado e longe das regiões mais populosas, não haveria o risco de haver tantas manifestações populares.

A primeira Constituição da República já em 1891 fixou a região onde deveria ser instalada a futura capital mas foi somente em 1956 com a eleição de JK, Juscelino Kubitschek e que teve a efetiva construção da cidade inaugurada ainda de forma incompleta em 21 de abril de 1960, após um apertado cronograma de trabalho, o projeto foi concluído.

Entretanto a construção da cidade foi combatida com muita insensatez por muitos e aplaudida por outros como uma resposta visionária e grandiosa ao desafio da modernização brasileira.

A construção de Brasília teve um impacto importantíssimo na integração do Centro Oeste, a vida econômica e social do Brasil. Enfrentou e como todas as grandes cidades ainda enfrentam atualmente sérios problemas de habitação, de segurança, educação, emprego, saneamento básico e muitos outros.

Por outro lado a despeito das polêmicas ao seu redor, consolidou definitivamente sua função como capital e tornou nosso verdadeiro centro da vida da nação. Tornou-se também um ícone internacional a partir da sua consagração como Patrimônio da Humanidade em 1987, sendo reconhecida por muitos autores como um dos mais importantes projetos urbanísticos e arquitetônicos da história.

Para além dos aspectos históricos e arquitetônicos, políticos e geográficos, Brasília também tem como marca sua diversidade cultural tendo sido berço de grandes artistas nacionais e internacionais e bandas que ficaram na nossa história como Legião Urbana e Capital Inicial. Quem nasceu em Brasília possuí uma identidade peculiar, um sotaque que mistura desde palavras nordestinas a gaúchas, sem contar os neologismos do cerrado.

A capital está repleta de histórias de superação, de apoio e resiliência. E neste 21 de abril, somando 61 anos de histórias de superação e solidariedade na trajetória da capital.

Parabéns Brasília! A capital de todos os brasileiros!

GN Comunicação e Notícias
GN Comunicação e Notíciashttps://gncomunicacaoenoticias.com.br
Conte com nossa equipe de redação para divulgar notícias da região.
OUTRAS NOTÍCIAS
- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

Mais notícias

Recent Comments