Nesta tarde de sexta-feira, dia 05 de março, as 17 horas, em Vila Rica, aconteceu remotamente a audiência pública que teve como objetivo deliberar sobre a implantação de uma escola militar em Vila Rica. Os interessados em participar deste evento tiveram que se inscrever previamente.
A audiência aconteceu em dois ambientes devido a obediência ao Decreto Municipal nº 836/2021l sobre o número de presentes em um evento. O disposto aconteceu na Escola Estadual Vila Rica, onde parte dos inscritos puderam participar e votar e a outra parte ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores, em ambos os locais, com obediência do protocolo de biossegurança determinadas pelo Decreto Municipal.
O evento foi presidido pela assessoria pedagógica de Vila Rica, Graciela Morais Sales e transmitido pelo canal GN TV Online no YouTube.
Houve a participação das autoridades civis e entidades, assim como representantes das escolas e Secretaria Municipal de Educação.
O disposto foi composto pela Assessora Pedagógica do Estado, Graciela Sales; Prefeito Abmael Borges; Secretária Municipal de Educação, Lidiane Heimerdinger; Diretor da Escola Tiradentes de Confresa, Major PM Jeferson Mascarelhas; Diretora da Escola Estadual Vila Rica, Eleandra Negri; representante da Câmara de Vereadores, Clébis Lourenço; e representante da Coordenadoria das Escolas Militares – SEDUC-MT, Felipe Bispo do Nascimento.
Além destes também participaram da Audiência o presidente da 27º Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil- Vila Rica, Dr Sergio Zoccoli; 10º Comando Regional de Polícia de Mato Grosso, 1º Tenente PM Marcos Vinício; representando o Conselho Tutelar de Vila Rica, Maria Carleane; Câmara de Dirigentes Logistas, CDL, Moises Araújo; Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Sispumvir, Pedro Rocha; Conselho Deliberativo Comunitário da Escola Estadual Vila Rica, CDC, Piquet Santana e representante do Conseg, Conselho Comunitário de Segurança Pública, Carlos Lemos.
Foi apresentado pelo Major Jeferson, Diretor da Escola Militar Tiradentes de Confresa o modelo de escola Militar. Das 79 pessoas presentes votaram a favor do modelo para implantação no município de Vila Rica e destas, 74 deliberaram por transformar a Escola Estadual Vila Rica em Escola Militar.
A Assessora Pedagógica da Seduc lembrou que este resultado será encaminhado para as instâncias superiores para apreciação.
Para assistir a Audiência Pública completa acesse AUDIÊNCIA PÚBLICA – ESCOLA ESTADUAL MILITAR EM VILA RICA – MT.
Por Simone Nascimento