sábado, julho 20, 2024

InícioNotícias“CANELA SECA” de Vila Rica, agradece ao prefeito Abmael a parceria nas...

“CANELA SECA” de Vila Rica, agradece ao prefeito Abmael a parceria nas atividades do ciclismo e reivindica, para o próximo pleito, construção de ciclovia

- Anúncio -

Por Simone Nascimento

A bicicleta é um dos meios de transporte mais tradicionais do mundo. A prática o ciclismo traz inúmeros benefícios, tanto fisicamente, quanto psicológico.
Começar a pedalar pode ser um desafio para sair do sedentarismo, porém quem já pratica, afirma que depois que o corpo se acostuma com a atividade física, ela se torna um prazer e uma necessidade.
Os benefícios desse esporte vão muito além da perda de peso e do ganho de condicionamento físico, já que o exercício também auxilia em diversos fatores que mantém o corpo saudável, como por exemplo, redução dos índices de colesterol, melhora da respiração e da saúde do coração, entre outros, além de permitir uma interação com pessoas de diferentes idades, classes sociais e etnias. Você já viu um ciclista mal humorado? Não né?! Em grupo ou mesmo sozinho, a ação oxigena o cérebro e permite melhorar o astral e a auto estima.

E esse assunto, é um tema cada vez mais discutido, por esses motivos citados acima, como também por gestores que almejam promover cidades com trânsito mais saudável, prático e além de estimular a realização rotineira de exercícios físicos com uma finalidade prática, aumentando a qualidade de vida dos adeptos; promovendo a redução do stress, dentre outros.
Em Vila Rica, existe vários grupos de pedal, (assim como em vários municípios da região). Um dos grupos é o CANELA SECA.
Em entrevista ao programa Em Destaque – Plantão, no canal GN TV Online, desta quarta-feira, (18), o prefeito reeleito de Vila Rica, Abmael Borges respondeu a pergunta da equipe CANELA SECA, via chat, confirmando a intenção de construir uma ciclovia em área urbana da cidade.
A parceria entre Prefeitura e os CANELA SECA já vem de longa data onde colaborou com a realização de diversas atividades ciclísticas, como por exemplo no VILA RICA EXTREME e passeios de cicloturismo ocorridos durante esses quatro anos.

Fomos pesquisar sobre a diferença entre ciclovia e ciclofaixa. Uma rápida pesquisa na internet no site vadebike.org verificamos que:

Ciclovia é um espaço segregado para fluxo de bicicletas. Isso significa que há uma separação física isolando os ciclistas dos demais veículos. A maioria das ciclovias de orla de praia são exemplos de vias segregadas.


Essa separação pode ser através de mureta, meio fio, grade, blocos de concreto ou outro tipo de isolamento fixo. A ciclovia é indicada para avenidas e vias expressas, pois protege o ciclista do tráfego rápido e intenso.

Ciclofaixa É quando há apenas uma faixa pintada no chão, sem separação física de qualquer tipo (inclusive cones ou cavaletes). Pode haver “olhos de gato” ou no máximo os tachões do tipo “tartaruga”, como os que separam as faixas de ônibus.

Indicada para vias onde o trânsito motorizado é menos veloz, é muito mais barata que a ciclovia, pois utiliza a estrutura viária existente.

Em todos os casos, ambas oferecem segurança para o ciclista, pois contribuem para reduzir os acidentes que envolvem carros, motos e bicicletas, demarcando uma faixa especial para os ciclistas. Isso permite que as bicicletas circulem em sua própria velocidade, sem a necessidade de acompanhar o fluxo do tráfego.

A GN COMUNICAÇÃO e Notícias espera que o pedido do grupo seja atendido de forma a beneficiar um grande número de pessoas praticantes do ciclismo, sem falar que a cada dia mais e mais aumenta o número de adeptos a esta prática tão saudável.

GN Comunicação e Notícias
GN Comunicação e Notíciashttps://gncomunicacaoenoticias.com.br
Conte com nossa equipe de redação para divulgar notícias da região.
OUTRAS NOTÍCIAS
- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

Mais notícias

Recent Comments