8º Live – apresentação da veterana Banda Fockus – Projeto Quem canta, os males espanta

Por Simone Nascimento

Anúncio

Neste sábado, dia 17, foi a realização da 8ª live que faz parte do projeto Quem canta, os males espanta da Secretaria de Cultura, Desporto e Lazer de Vila Rica, com a apresentação da Banda Fockus. A locução da noite ficou por conta de Nilton Celere.

A Secretaria de Cultura, Desporto e Lazer, através da aplicação da Lei Aldir Blanc, nº 14.017, de 29 de junho de 2020 que prevê auxílio financeiro a toda a classe cultural está promovendo uma gama de ações culturais, de acordo com a lei, sendo as lives de bandas e Dj’s parte desse cronograma.

Banda Fockus. 26 anos de história
A Banda Fockus é composta atualmente por três componentes: Yuri Gagarim, músico e vocalista, Ismael guitarrista e Alecsandro tecladista.

O sucesso “Sábado à noite” é uma das três músicas de autoria da banda.

Yuri Gagarim, líder e mentor da banda, tem muitas histórias pra contar. Faz parte da biografia da música de Vila Rica. Lenda viva e que seria necessário horas e horas pra esgotar o assunto. Começou a carreira artística na banda Canto Livre, uma banda gaúcha do pioneiro José Inácio, onde Yuri entrou pra cantar músicas internacionais e axé music, realizando vários shows pela região. Com essa participação, atiçou nele o desejo de montar sua própria banda.

De acordo com a narrativa de Yuri, a banda teve vários integrantes e vários outros nomes até chegar a este que é simplesmente, uma ideologia final. Isso por que a escolha do nome se deu quanto Yuri e André Costa discutiam que não deviam perder o foco principal da banda, chegando a um consenso, daí veio o nome: Banda Fockus.


Yuri iniciou em 1994. São 26 anos de história. O primeiro nome da banda foi Gday, composta por 4 pessoas: Yuri Gagarim, Gilmar Bonavigo, Jair Pinnoff e Nilvo. Na época tocavam músicas gauchescas. Passado algum tempo, ficaram somente Yuri e Gilmar que mudaram de ritmo tocando mais sertanejo e MPB.

Após três anos, formou-se Banda Fockus com a chegada de dois músicos: André Costa, baterista e Beto Costa, baixista de São Paulo e a vocalista Islane.

Com essa nova formação tiveram uma performance excepcional e fizeram grandes shows na região do Araguaia e em CTG’s. Apesar dessa nova formação ter sido um sucesso, só durou três anos, ficando Yuri e Gilmar na frente da banda.

Logo em seguida, entrou na banda Leandro Costa, tecladista, onde trocou o nome para Trio Fockus, onde investiram no estilo forró.

Com o sucesso, decidiram colocar o guitarrista Ismael e o percursionista, Romário.

Depois de uma temporada, Gilmar Bonavigo saiu da banda e entrou Edson Botega, tecladista e Fabiana Caprini, vocalista, onde fizeram turnê em carnavais na região do Araguaia. Com cinco componentes, voltou o nome Banda Fockus.

Com tantos artistas que já contribuíram com a banda, hoje os componentes são Yuri Gagarim, Ismael e Alecsandro.

Um fato marcante que gravou a memória de Yuri foi o show da banda Fockus numas das maiores festa de chopp no CTG com 1600 pagantes.

“Voltar a ter uma formação completa pra tocar todos os ritmos e voltar a fazer shows pelo baixo Araguaia.” – sonha Yuri.

A Banda Fockus é patrimônio genuíno de Vila Rica. E Yuri é parte é parte intrínseca dela.
Valorize nossos artistas. Com esse projeto de resgate e valorização é um momento único que ficará na história de Vila Rica. O ano que devido a uma situação terrível de pandemia, aconteceu um momento muito bonito, onde artistas puderam expor harmoniosamente seus trabalhos. Assista as lives e incentive-os!


Para que aconteça as lives, são necessários vários profissionais ligados à área de eletrônica, computação, diagramação, decoração, iluminação etc. As lives tem duração de uma hora e meia a duas horas, dependendo se será apresentado banda com Dj ou não.

Veja matéria completa sobre todo o processo de aprovação do projeto da Secretaria de Cultura Desporto e Lazer: Vila Rica – Projeto Cultural da Lei Aldir Blanc aprovado: Plano de Ação será executado em até 60 dias

Link do canal da SEC CULTURA DE VILA RICA https://www.youtube.com/channel/UCxifSDHLy_QvEOSNwsTeIcA