Da Redação
A decisão é destinada aos turistas, que podiam realizar a pesca esportiva no município.
A Prefeitura Municipal de Luciara decidiu alterar decreto n° 18 que dispõe sobre as medidas para o enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente ao novo coronavírus e volta a proibir pesca desportiva e amadora em todo o município. A decisão passa a vigorar a partir de hoje (4) e deve permanecer até o fim da pandemia.
A determinação é destinada aos turistas, que haviam sido permitidos pelo prefeito Fausto Azambuja Filho a realizarem a pescaria, no entanto eles estavam circulando no município, o que causou a preocupação da comunidade local.
“Nessa época do ano, recebemos turistas amantes da pesca vindos de todo o país. Aqueles que praticam a pesca consciente serão bem-vindos no município, tão logo a pandemia chegue ao fim”, disse o prefeito.
Em comunicado em carro volante, Fausto Azambuja anunciou a alteração e pediu para os moradores que forem receber visitantes de outras cidades, comunicarem a Secretaria de Saúde, para tirar dúvidas de como deverão proceder.
Decreto anterior
Em alteração ao decreto n° 12, o município havia disponibilizado a pesca esportiva por parte dos turistas, exigido que não circulassem pelo município, apenas da pousada para o rio.
O decreto determinava que os proprietários de pousadas realizassem as compras para pescaria e que os guias não andassem pelas ruas do município sem máscaras. Entretanto, o prefeito disse que as regras não foram seguidas.
Outras ações
Em combate ao coronavírus, a Prefeitura Municipal, servidores municipais, com a colaboração da Associação dos Trilheiros de Luciara (Atrilu) e Polícia Militar promoveram uma barreira sanitária na entrada da cidade 24 horas para monitorar todos os veículos e pessoas que entram e saem da cidade.
A barreira sanitária fixada todos os dias na entrada da cidade mede a temperatura, faz perguntas sobre o estado de saúde das pessoas e anota informações dos passageiros.
Fonte: Semana 7