Da Redação
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Confresa, divulgou uma nota de esclarecimento na noite de sexta-feira (8), a respeito das falsas informações dos respiradores adquiridos por meio das doações da população para o município.
Conforme informacôes, circularam imagens nas redes sociais, em especial em grupos de WhatsApp, de aparelhos quebrados, com defeitos, porém, se tratam de informações distorcidas.
Diante da grave falsa acusação, o órgão esclareceu que os equipamentos são remanufaturados, em pleno funcionamento e têm garantias de 12 meses. Além do mais, todo o processo de compra foi acompanhado pelo Ministério Público Estadual (MPE).
Na nota, a CDL ainda cita os valores de cada aparelho e explana que não houve “contrapartida” do poder público, apenas doações. Os responsáveis pelos “Fake News” serão acionados judicialmente e criminalmente.
Eventuais dúvidas podem ser esclarecidas na sede do órgão.
Veja na íntegra:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Em virtude de informações falsas e desencontradas que circularam nas redes sociais nessa sexta-feira (08) referente a aquisição de respiradores compro através da campanha de arrecadação de valores da sociedade civil organizada, com gerência da Câmara de Dirigentes Lojistas, a CDL Confresa, vem a público esclarecer os fatos:
Primeiramente os respiradores entregues foram pagos integralmente com recurso da campanha de arrecadação, sem nenhum recurso público, seja da Prefeitura ou da Câmara Municipal. Cada equipamento custou R$: 60.000,00, totalizando R$: 240.000,00, recursos oriundos em sua totalidade pela arrecadação. Os pagamentos foram executados diretamente pela conta jurídica da entidade para a empresa contratada. Portanto é FALSA a informação de que há contrapartidas públicas na compra dos 4 aparelhos.
Os equipamentos foram compro pela CDL com recursos arrecadados pela campanha, que mantém a disposição da sociedade contrato de compra, nota fiscal e comprovante de transação financeira entre a conta da CDL e da empresa fornecedora.
Após a aquisição a CDL doou os equipamentos para a Secretária de Saúde, para uso no enfrentamento ao COVID19, os aparelhos manufaturados estão em pleno funcionamento, calibrados e com documento de garantia de 12 meses.
Vale ressaltar que o Brasil e mundo enfrentam dificuldades para aquisição de respiradores, em virtude da grande demanda pelo aparelho, sendo assim a entidade junto a comissão fizeram todos os esforços necessários para garantir o equipamento que dispõe de garantia para atender os casos mais graves do novo COVID-19.
Informamos ainda, que todo o processo de aquisição foi acompanhado pelo Ministério Público Estadual, que prestou ajuda fundamental durante o procedimento.
A CDL ratifica ainda que estamos à disposição para eventuais esclarecimentos, quanto as informação falsas divulgadas o departamento jurídico da entidade já foi acionado e irá judicializar os responsáveis que irão responder de forma civil e criminal.
Fonte: RNATV Confresa