Da Redação
O projeto de extensão “Enfrentamento da Covid-19 pelo IFMT no município de Confresa: Produção e distribuição gratuita de álcool 70% e informações relevantes” (edital 047/2020), composto por docentes e discente do campus Confresa, elaborou a execução de aproximadamente 3.000 litros de álcool glicerinado 70%, com a meta de produzir 10.000 litros até o final desta pandemia.
O presente edital foi lançado no início da pandemia, fazendo parte de uma campanha desenvolvida pelo Instituto Federal de Mato Grosso em parceria com SETEC e empresas privadas e públicas do Estado de Mato Grosso. São 28 projetos sendo executados por equipes da Instituição em todo o Estado.
O projeto desenvolvido pelo Campus Confresa, surgiu na iniciativa de minimizar os impactos causados pela Covid-19 na região do Araguaia, visto que o IFMT é a única universidade pública da região.
Os professores Fernando Elias, Iury Rodrigues e Gabriel Tenório elaboraram a ideia de produção de álcool glicerinado de acordo com as recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde).
Contando com o apoio de servidores e alunos do IFMT o projeto já produziu cerca de 3.000 mil litros de álcool antisséptico 70%. O conselho regional de Quimica do Estado de Mato Grosso contribuiu com o fornecimento inicial gratuito de 3.000 litros de álcool puro como matéria prima para a produção do produto final (Alcool glicerinado).
Em conversa com a equipe elaboradora da ideia destacou-se que: “A nossa pretensão é reduzir os impactos da covid-19, sobre a população, logo a distribuição será direcionada as comunidades carentes, equipe de saúde pública e indígenas da região de Confresa. Desta forma, demonstrando o papel do IFMT enquanto instituição pública que presta serviços de qualidade a comunidade do Norte do Araguaia”.
Nesta semana o Instituto Federal de Confresa completou 10 anos da região, contribuindo sempre com causas como está para a população loca, uma vez que a prestação de serviços à comunidade é um dos pontos principais de foco da Instituição.
Fonte: Semana 7