quinta-feira, julho 18, 2024

InícioNotíciasEM DESTAQUE - Um exemplo de dedicação e compromisso com o serviço...

EM DESTAQUE – Um exemplo de dedicação e compromisso com o serviço público.

- Anúncio -

Em tempos que a dignidade, moralidade, comprometimento, responsabilidade está com risco de extinção, principalmente quando se trata de gestão e serviços públicos, devemos reconhecer e parabenizar os que ainda conservam e preservam esses princípios.

Na segunda-feira, 16 de março do corrente ano, acompanhamos a desvinculação dos serviços públicos de Clebis Lourenço, que ocupava a diretoria da SAEVIR (Sistema de Água e Esgoto de Vila Rica), desde junho de 2017.

A pasta que Clebis Lourenço, o “Clebinho” como é conhecido assumiu é, sem dúvidas, uma das mais importantes para o desenvolvimento, saúde e qualidade de vida dos cidadãos de uma comunidade. Água é a fonte da vida e Saneamento básico é fundamental para a saúde, bem estar socioeconômico e qualidade de vida de uma população.

Quando Clebinho assumiu a SAEVIR, a situação era precária. Uma situação que se arrastava por mais de 30 anos. Entre os inúmeros problemas a sede própria estava abandonada servindo de depósito de materiais velhos, a maioria sem condições de uso. Dívidas acumuladas de quase meio milhão de reais. O custo operacional mensal variava entre 80 e 120 mil. O gasto com energia da captação chegava até 26 mil reais mensais. Os colaboradores impossibilitados de exercer com êxito as suas funções por falta de materiais e equipamentos, onde nem mesmo um veículo para se deslocarem e atender as demandas possuíam. Todas essas informações constam em relatórios nos arquivos da SAEVIR.

Na segunda-feira, pela manhã, em uma reunião de despedida com a equipe de colaboradores, onde se fez presente o primeiro funcionário da SAEVIR, e ex-chefe do departamento, o “Capanema”. Em sua fala Clebinho pediu desculpas aos companheiros de trabalho por qualquer falta sua e atribui todos os resultados positivos ao grupo.

“Às vezes cobrei muito de vocês, pensando não somente no atendimento ao usuário mas também na recuperação da dignidade da nossa equipe junto a sociedade que andava desacreditada e insatisfeita com o serviços oferecidos. Não culpo nenhum de vocês pela situação que a unidade se encontrava, pois quando cheguei aqui não tinha nada, e o povo desesperado por água. Graças a Deus superamos as dificuldades juntos. As mudanças que hoje são notórias e é resultado de um trabalho onde todos nós fizemos nossa parte. O Prefeito fez a dele, eu a minha, e ai vocês que são os verdadeiros braços fortes da SAEVIR tiveram condições de fazer a de vocês. Obrigado pelo companheirismo e continuem com o mesmo empenho, buscado melhorar a cada dia.”

Os colaboradores todos em um clima harmonioso, parabenizaram Clebinho pela sua atuação, o Senhor Capanema fez questão de relatar que iniciou como funcionário da SAEVIR em 1980 e até o seu afastamento às vezes era necessário fazer curva em cano com fogo, e que hoje está tudo mudado.

“Agora aqui está bem diferente, tudo novo! Só tenho que parabenizar o Clebinho e o prefeito que deu condições da equipe trabalhar.”  – disse Capanema.

Em entrevista a nossa reportagem o Prefeito Abmael se mostrou triste com a saída de Clebinho, e ao mesmo tempo grato pelo trabalho realizado. 

“Neste momento eu quero fazer meu agradecimento ao Cleber que esteve ali na Diretoria da SAEVIR, cuidando da água que nós todos usamos aqui em Vila Rica. É com uma certa insatisfação que eu falo da saída dele, está deixando a Diretoria da SAEVIR, por motivo particular. Nesse momento só tenho que parabenizar o Clebinho pelo bom trabalho que   desenvolveu ali, pelas mudanças que ele fez ali, inclusive diminuindo custos daquela Secretaria que tinha um custo muito alto, um prejuízo enorme para os cofres públicos. A gente dependia de desembolsar muito dinheiro para manter aquela pasta. Hoje praticamente ele conseguiu zerar sem ter que aumentar a tarifa de 1 centavo para alguém, alguma pequena correção dentro de uma correção monetária, sem nenhum reajuste. Ele conseguiu melhorar e muito aquela pasta. Melhorando ali a qualidade da água, fornecendo a todos, ampliando aquela rede ali. Então realmente é uma pena a sua saída. Esperamos contar com você algum dia, aí pela frente.” – disse Abmael

Em seu pronunciamento na Câmara Municipal, em uso da tribuna na palavra livre, Clebinho fez um pequeno resumo da sua prestação de contas à sociedade por estar deixando a função por motivos particulares.  

“Quando assumir a pasta em junho de 2017, sabia que seria um desafio muito grande. Não tinha nada além de dívidas. Mais de meio milhão de reais em dívidas do ano anterior. 60 mil por mês de prejuízo. O povo revoltado sem água devido as dificuldades no abastecimento. Uma multa de 80 mil e um processo no Ministério Público. O único veículo que tinha era uma Fiat Strada preta que estava em cima do toco. Eu sei que não consegui fazer tudo nesses quase três anos, mais fiz o melhor que pude e conseguimos avançar em algumas partes: o custo operacional era entre 80 e 120 mil por mês. Com as economias reduzimos para 50 a 60 mil por mês. A energia era de até 26 mil por mês. Em apenas um mês reduzimos para 7 mil por mês. As compras de produtos eram de 53 mil a cada 2 meses. Hoje a cada 5 a 8 meses, gastamos 17 mil com os mesmos produtos.  Com essa economias, aumentamos a represa, compramos equipamentos novos, balsa, motor, transformador, ampliamos a represa, reformamos a casa de comando, colocamos rádio de comando para desligar e ligar o motor da ETA (Estação de Tratamento de Água) sem necessidade de se deslocar até a captação. Hoje a SAEVIR tem um par de cada equipamento para que, se houver problema em algum equipamento, ele seja substituído em minutos, sem comprometer o abastecimento. Reformamos a sede própria, para atender os consumidores, com telefone fixo e uma secretaria para atender todas as demandas dos clientes e repassar imediatamente a equipe de operação e manutenção. Instalamos um novo sistema que agiliza o trabalho da equipe e disponibiliza mais informações ao cliente e compramos um veículo Zero KM, com recurso próprio e aprovado pela Câmara de Vereadores.  A arrecadação que era de 26 a 40 mil, aumentamos, chegamos em um mês até 78 mil e não aumentamos nem 1 real para ninguém. Entre a regularização das ligações clandestinas e novas, realizamos mas de 800 ligações. Melhoramos também a qualidade da água. Os dados são os seguintes: índice de Diarreia: 2013 – 307 casos; 2014-484; 2015-456; 2016 – 222; 2017 – 121; 2018 – 83 e 2019 – 40 casos. Deixo minha pasta com material hidráulico e químico estocado para uma média de 6 a 8 meses. Deixo também um saldo de um valor não muito significativo mas positivo. Nos relatórios de anos anteriores, no mês de março as dívidas chegavam a somar de 120 a 180 mil. Nesse ano, até a data de 16 de março de 2020, arrecadamos R$ 148.786,00 e gastamos R$ 111.825,00 com um saldo de 36,9 mil reais. Deixo também iniciado na pasta a obra de esgoto no Setor Norte. No bairro Cidade Jardim uma emenda de 4 milhões do Governo Federal e boa parte do material para a reforma da ETA está compro e o restante será licitado no dia 23 de março. Para finalizar, agradeço e Deus, meu guia e protetor, ao Prefeito Abmael pela confiança, a equipe pois sem eles teria sido impossível realizar essas ações e a população de Vila Rica pelo apoio e compreensão.” – afirma Clebinho.

Durante a seção da Câmara, os vereadores fizeram questão de parabenizar Clebinho pelo seu comprometimento com os serviços públicos.

Vereador Soadelar: Já estivemos na política em outra oportunidade. Já sabia do seu potencial, ficaria muito sentido se você não estivesse fazendo parte da nossa administração, como no começo não foi! Graças a Deus e ao sua consciência você aceitou a fazer parte para ajudarmos nessa empreitada de 4 anos. Parabéns e boa sorte na nova etapa da sua vida e se Deus quiser logo estaremos juntos novamente com a mesma finalidade.      

Vereadora Cidinha: Eu acho que a população precisa exigir mais e melhor qualidade sempre. Podemos ver o exemplo do Clebinho, não pelas melhorias no serviço, nem pelas estruturação da pasta com os poucos recurso que você tinha, mas principalmente pelo atendimento humanizado, pela forma que atendeu todos os que o procuraram com suas demandas. Todos nós servidores públicos devemos ter a consciência da nossa obrigação em atender bem nossos usuários assim como acontece com o servidores da iniciativa privada. Parabéns meu amigo, pelo atendimento humanizado, nunca fiquei sabendo que algum usuário sai da SAEVIR triste ou chateado com seu atendimento. 

Vereador Jair Zorzi: Quero te dizer Clebinho, parabéns pelo seu trabalho! A gente sabe o tamanho do seu esforço pela forma que você assumiu a SAEVIR e a forma que você está entregando a pasta. Fico feliz em ver você hoje vir aqui fazer um relatório e prestar conta a sociedade. Quero também te desejar sorte em sua nova caminhada. Você tem seus motivos, mas ficamos sentidos em você estar deixando a pasta. Ainda não sei quem vai te substituir, mas que tenha sorte e continue o seu trabalho. Nós e toda a sociedade vilariquense somos grato à você pelo bom serviço.

Fizemos questão de acompanhar a saída de Clebinho da SAEVIR para que sirva de exemplo para uma grande parte dos servidores públicos. Não colocamos todos em uma vala comum, uma boa parte dos nossos servidores públicos em todas as esferas são comprometidos com as suas funções. Mas uma grande parte não tem amor pelo que faz, acho que assim podemos dizer. Fazem simplesmente o que é estabelecido como dever, e as vezes nem isso. Não me refiro somente aos que são efetivos e tem uma estabilidade garantida por lei e por isso acha que só cumprindo seus horários já estão fazendo mais que a obrigação. Há também os nomeados que na maioria das vezes ocupa o cargo por barganhas realizadas durante as eleições e pouco se importam em produzir, e ao final de quatro anos não tem nada para prestar contas à sociedade. Não podemos esquecer também dos servidores que são eleitos para ocupar os cargos, em sua grande maioria em quatro anos de mandato não apresentam nem um resultado além pronunciamentos falando de indicações e mais indicações e sem quase nada nas mãos para apresentar a sociedade. A maioria tem como objetivo principal fazer o que é de interesse político já pensado nas próximas eleições, só fazem o que é interessante politicamente com um único objetivo conquistar a reeleição.     

Mas devemos acreditar sempre que surgiram mais gestores comprometidos, funcionários dedicas e políticos com vontade de fazer. Apesar de tudo temos bons servidores públicos, e bom políticos, e devemos reconhecer o trabalho desses para que os demais se sintam motivados a descobrir o prazer do reconhecimento. Clebinho se afastou oficialmente na segunda-feira, dia 16, as 21 horas, e na terça as 05:30 já assumiu o cargo de Gerente Geral no Super Mais Supermercado do empresário e Pecuarista e presidente da CDL de Vila Rica Sadi Ramiro. Clebinho foi contratado não somente pelo bom trabalho realizado na função que ocupava anteriormente mais por ter em seu currículo 16 anos como administrador de uma empresa com uma importância histórica na cidade de Vila Rica, a Madeireira Milão e que na qual, durante esse período, ficou conhecido como “Clebinho da Milão”.  

É notória a capacidade de gestão do homenageado e por isso o colocamos em destaque. Nas imagens a seguir vocês poderão comparar o antes e depois, afinal as imagens falam mais que mil palavras.

GN Comunicação e Notícias
GN Comunicação e Notíciashttps://gncomunicacaoenoticias.com.br
Conte com nossa equipe de redação para divulgar notícias da região.
OUTRAS NOTÍCIAS
- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

Mais notícias

Recent Comments