Grupo de Ciclistas de Vila Rica, realiza pedal em alusão ao Dia Internacional da Mulher nesta tarde de sábado (07)

Por Simone Nascimento

Anúncio

O uso da bicicleta como meio de transporte na cidade ou só para passeios aumenta cada vez mais. E o estímulo para pedalar aparece por vários motivos. Um deles é a busca por uma maior qualidade de vida, um dos grandes benefícios de andar de bike para qualquer pessoa.

Se ainda faltam motivos para você pedalar, precisa saber que mesmo pedalando poucas vezes na semana, já vai sentir grandes diferenças em seu corpo e mente.

Em Vila Rica, constantemente um dos grupos de pedal realiza pedaladas em comemoração à datas importantes. Aconteceu assim no ano passado no Outubro Rosa, Novembro Azul e agora foi a vez do grupo homenagear o Dia Internacional da Mulher, num pedal intitulado “Pedal Rosa”.

Ações estas que reúne pessoas de várias faixas etárias de 12 a 60 anos.

Neste pedal que teve início as 16 horas, participaram cerca de 45 ciclistas percorrendo um percurso de 25 km do ponto de partida em frente a bicicletaria Pedal Center percorrendo estradas de chão da Fazenda Porongaba e retornando a bicicletaria.

Todo o percurso é acompanhado por um veículo com suprimentos e possível socorro para aqueles que talvez possam sentir alguma dificuldade de acompanhar o percurso. Além de todo o entrosamento, confraternização entre os integrantes, ainda puderam apreciar as belas paisagens o contato com a natureza e a realização pessoal que foi notório observar em todos os participantes.

O lema do grupo é “Ninguém fica para traz”

Houve sorteio de brindes as mulheres participantes e uma mesa de frutas na recepção dos ciclistas.

Este mesmo grupo realiza passeios noturnos pelas principais ruas da cidade, todas as segundas e quartas feiras.

16 benefícios de andar de bike para a saúde

De acordo com o site Bike Registrada, pedalar tras diversos benefícios. Confira 16 benefícios de andar de bike para a sua saúde:

1. Um dos melhores benefícios de andar de bike é o emagrecimento

Pedalar é um exercício que acelera o metabolismo, ou seja, a queima de calorias em seu corpo será mais rápida. Isso evita o acúmulo de gordura no organismo. Mesmo que você pedale por apenas meia-hora por semana, certamente irá baixar números na balança!

2. Melhora a resistência muscular

Assim como outros exercícios, pedalar exige força de seus músculos. E um dos maiores benefícios de andar de bike é que o ciclismo é um dos poucos esportes que trabalha quase todos os grupos musculares do seu corpo.

3. Desenvolve o bem-estar

Você já viu algum ciclista pedalando com raiva? Isso é quase impossível porque pedalar aumenta a liberação de endorfinas e serotoninas, substâncias que causam a sensação de prazer. O exercício físico, em geral, tem como efeito aumentar a endorfina no organismo, um neurotransmissor ligado à sensação de conforto e tranquilidade. No ciclismo, essa sensação ainda ganha resultados maiores, porque a atividade coloca o praticante em contato com a natureza, pessoas e momentos incríveis.

4. Aumenta seu fôlego

Pedalar exige muito oxigênio e por causa disso sua respiração será muito exercitada. Com o tempo, você terá fôlego para aguentar pedais longos. Além disso, com a frequência cardíaca maior, seus pulmões recebem doses maiores de ar e com isso aguentam atividades mais intensas.

5. Tem baixo impacto em suas articulações

No ciclismo, o seu contato com o chão não fica a cargo das suas pernas e pés quando você está sentado no selim da bike. Quem recebe primeiro as pancadas do trajeto é a bicicleta. Isso faz com que todo o impacto transmitido para as articulações, principalmente nos pés e joelhos, seja pequeno.

6. Reduz o colesterol

O ciclismo estimula o metabolismo, e assim faz com que as substâncias que geram o colesterol ruim (LDL) sejam rapidamente queimadas.

7. Controla a glicemia no sangue

Outra vilã do seu corpo que é combatida com a prática do ciclismo é a glicemia. Ao pedalar com frequência o nível de açúcar no sangue é equilibrado. Se você tiver diabetes já sabe que tem mais um ótimo motivo para aproveitar os benefícios de andar de bike!

8. Regula a pressão arterial

Nem só seus músculos são tonificados com o pedal constante. Suas artérias e veias também são! A contração e o relaxamento delas ficam mais rápidos, o que auxilia a abaixar a pressão arterial. O seu coração será bastante beneficiado com a pressão equilibrada, necessitando menos esforço para bombear sangue para o corpo.

9. Elimina toxinas do corpo

Suar durante o pedal elimina as toxinas do corpo com mais facilidade. Com menos substâncias tóxicas no corpo, seu funcionamento será melhor. Vale a pena pedalar mais nos dias de calor para limpar bem o organismo!

10. Melhora a circulação sanguínea

“O ciclismo faz meu sangue correr pelas minhas veias.” A frase dos ciclistas apaixonados por esse esporte tem muito fundamento! Ao pedalar, seu corpo precisa de mais oxigênio para alimentá-lo, então seu coração vai bater mais e o seu sangue vai correr mais rápido pelas veias. Todo o seu corpo será abastecido com muito sangue e oxigênio, fazendo com que sua saúde e desempenho só melhorem!

11. Rejuvenesce

Se o seu objetivo é ficar sempre com a pele e a saúde como as de um jovem, então pedale, porque esses efeitos virão. Isso é o que diz um estudo focado em envelhecimento, coordenado pela pesquisadora Janet Lord, da Universidade de Birmingham.

O estudo fez uma comparação entre 125 ciclistas amadores — como você! — e pessoas que não praticavam nenhuma atividade física. O resultado comprovou que mesmo diante da ação do tempo, a força muscular permanecia como a de um jovem, ou seja, cheia de vigor.

Ainda, a mesma pesquisa constatou que os efeitos benéficos do pedal, se estendiam ao sistema imunológico, fortalecendo-o. O que ajuda a frear ataques de vírus e bactérias no organismo.

12. Economiza o seu dinheiro

Se a falta de prática faz você desistir de pedalar, saiba que a economia do seu dinheiro pode ser o maior motivo para começar a pedalar.

A economia é um dos benefícios de andar de bike, percebida pouco tempo depois de começar a pedalar. Se você faz o seu trajeto diário ao trabalho, de metrô, ônibus ou carro, pode ir de bike, o que vai economizar um bom valor.

Principalmente para a troca do carro pela bike, a magrela ajuda você a poupar o valor de manutenção e financiamento que um automóvel tem.

Todo o dinheiro economizado, pode então, ser revertido para outras áreas da sua vida. Viajar, se alimentar melhor e aproveitar um cinema, teatro ou ler livros estão entre as opções, mas claro, a escolha do que vai fazer com seu excedente é sua.

13. Ajuda a criar relacionamentos

Quem disse que você precisa pedalar sempre só? É possível fazer amizades pedalando, e se você não tem turma de pedal, relaxa, porque vai achar a sua logo.

Dos benefícios de andar de bike, fazer relacionamentos é um daqueles que rende boas parcerias para o pedal e a vida. Pedalar em parques, ciclovias, em trilhas ou na estrada, vai inevitavelmente colocar você em contato com outros bikers, dos iniciantes aos profissionais.

14. Auxilia na recuperação de lesões ósseas e artrite

Se você já tem algum problema de articulações, ou ainda não, vá pedalar para se prevenir ou remediar. O exercício de pedalar é de baixo impacto, e isso ajuda demais na manutenção de ossos e articulações. Também, paralela a esses benefícios de andar de bike, está a garantia da melhora da coordenação motora. Fator que influencia bastante no equilíbrio e na prevenção de quedas, principalmente em pessoas de mais idade.

15. Previne más condições de saúde mental

Está com estresse? Vai pedalar. Está se sentindo meio para baixo? Vai pedalar também.

O dia a dia é extenuante muitas vezes, e, com ele, o estresse, a ansiedade e a depressão podem aparecer. Para reverter quadros como esses e ainda ajudar na prevenção de outros transtornos, a bicicleta é perfeita.

A endorfina é liberada durante as pedaladas, e a substância ajuda a controlar ou prevenir desordens mentais. O melhor é que fazer um ou dois pedais de apenas 30 minutos cada, por semana, já rendem esses benefícios de andar de bike.

16. Aumenta a estamina

Quer pedalar cada vez mais? Continue pedalando para ver os efeitos da estamina em seu organismo agirem em benefício da sua saúde.

Um dos melhores benefícios de andar de bike, para alguém que ama esse esporte, é poder, sem dúvida, pedalar muito sem se cansar. Porém, esse efeito só vem com treino e foco na alimentação.

A estamina é a capacidade de uma pessoa resistir por um longo período de atividade, sem se cansar, e ainda pedir mais. Uma capacidade que o pedal fornece não só para a atividade, mas para várias outras tarefas da vida.

Mas, calma, esse é um dos benefícios de andar de bike que só vem com o tempo e a prática frequente desse esporte. Então, continue pedalando progressivamente.

Listamos aqui apenas dez benefícios de andar de bike, mas há muitos outros que você descobre pedalando! Pra aumentar os efeitos do exercício regular, é ideal combinar uma boa alimentação, outros exercícios e também deixar a bike com a manutenção em dia.

Graças a confiança em nossos serviços, a GN COMUNICAÇÃO esteve cobrindo mais este evento, com a parceria dos colaboradores: Super Mais Supermercado, Versátil Materiais, Pedro Softweare, Utilar, Casa do Pintor, AgroMais, Nia MotoPeças, PrintArte, Recanto da Praça, Casa Verde, Toro Tuning Performance e Neto Despachante.

Imagens: Luã Gabriel

Carro de apoio aos ciclistas
Obstáculos a serem ultrapassados pelos ciclistas durante o Pedal Rosa

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário
Preencha seu nome aqui