sábado, abril 20, 2024

InícioEventosCircuito Empreendedor realizado em Porto Alegre do Norte discutiu plano de ação...

Circuito Empreendedor realizado em Porto Alegre do Norte discutiu plano de ação para o desenvolvimento dos pequenos negócios da região Norte Araguaia

- Anúncio -

Por Simone Nascimento

Nesta quinta feira dia 20 de fevereiro aconteceu um evento que promete ser muito importante para o crescimento econômico social da região do Araguaia.

O evento que faz parte do 2º Circuito Empreendedor foi realizado na cidade de Porto Alegre do Norte, no Centro Comunitário Padre Josimo. É a realização de um plano de ação pelo governo estadual intitulado “Pensando Grande para os Pequenos” divulgando por nós da GN COMUNICAÇÃO https://gncomunicacaoenoticias.com.br/2020/02/14/pensando-grande-para-os-pequenos-circuito-empreendedor-que-ocorrera-em-porto-alegre-do-norte-no-proximo-dia-20-aguarda-participantes-de-toda-a-regiao-do-araguaia/

Tal plano de ação prevê o desenvolvimento dos pequenos negócios da região do Araguaia, trazendo estabilidade financeira, crescimento econômico pessoal e regional, geração de empregos, renda, desenvolvimento de novas tecnologias entre outros ganhos, com ações direcionadas para melhoria das condições de sustentabilidade das micro, pequenas e empresas individuais e com isso, melhorando a arrecadação dos municípios.

Tiveram presentes várias autoridades municipais como prefeitos, vereadores, secretários municipais além do Secretário Adjunto de Indústria e Comércio e Empreendedorismo do Estado de Mato Grosso, Celso Banazeski. Também estiveram participando o SEBRAE, EMPAER, CAIXA ECONÔMICA, SICREDI, BANCO do BRASIL, empresários e artesãos e toda a região.

Na sua fala o prefeito de Porto Alegre do Norte, Daniel Rosa do Lago, anfitrião do evento, agradeceu a presença de todos, falou da importância desse tipo de ação para a região do Araguaia e desejou as boas-vindas à todos.

O Secretário Celso Banazeski agradeceu a participação dos gestores do Norte Araguaia, pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Araguaia (CIDESA), presidido pelo prefeito de Porto Alegre do Norte, Daniel do Lago.

No evento foi assinado o Convênio Sistema Integrado da Rede Sim onde prevê que todo empreendedor que vai abrir empresa não vai precisar mais enfrentar a burocracia de protocolamento de vários documentos sendo inserido eletronicamente, através do trabalho de um contador e envia todos os documentos de forma eletrônica para todos os órgãos necessários, facilitando assim, a vida do pequeno empreendedor. A assinatura do termo trás, de acordo com as informações apresentadas, facilidades na desburocratização na junta mercantil.

O Secretário Banazeski, realizou uma apresentação explorando alguns conceitos sobre Empreendedorismo onde traz a informação de que 59% empregos gerados são de pequenos e micro empresas. Fala das dificuldades mas que todos tem que ser audaciosos e otimistas, pois o poder de transformação está nas pessoas, citando um trecho de uma música cuiabana “Toda cidade você dos que vivem nela” de autoria de Pespuma. Também fala do desenvolvimento social que deve ser de maneira sustentável, dando um equilíbrio, para tanto apresenta um vídeo institucional de quando foi prefeito da cidade de Colíder-MT, construiu o aterro sanitário daquela cidade e tratamento do lixo naquela cidade trazendo para tanto o desenvolvimento econômico e social com compromisso ambiental.

Após as falas e apresentações, houve uma apresentação cultural por artistas da cidade de Porto Alegre . Em seguida foram realizadas várias salas de oficinas no restante do período matutino até o encerramento, no período vespertino, com os seguintes temas: “Oficina SEBRAE”; “Como agir de maneira empreendedora”; “O associativismo voluntário e seus benefícios”; “Perspectivas e ações para adesão ao SUSAF”; “Como aumentar suas vendas” e “Compras governamentais”.

Em paralelo as oficinas teve atendimento privado aos interessados, pelos Bancos Sicredi, Banco do Brasil, Caixa Econômica sobre Produtos e serviços bancários para os pequenos negócios e também do Programa DESENVOLVE MT tratando sobre crédito para os pequenos negócios.

De acordo como o que nós da GN COMUNICAÇÃO pudemos observar participando do encontro, é que foi a ligação de várias entidades tanto do governo estadual quanto da sociedade civil que formou um grande plano de ação, através o fornecimento de informações e investimentos para promover o crescimento dessas pequenas, médias empresas e artesãos no sentido de dar uma alavancada nos seus negócios e com isso crescendo não somente sua economia quanto de toda a região.

Imagens: Gean Nascimento

GN Comunicação e Notícias
GN Comunicação e Notíciashttps://gncomunicacaoenoticias.com.br
Conte com nossa equipe de redação para divulgar notícias da região.
OUTRAS NOTÍCIAS
- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

Mais notícias

Recent Comments