Da Redação
O 1º Festival de Teatro Estudantil da Escola Estadual Maria Esther Peres “A arte de encenar”, localizada no município de Vila Rica (a 1.259 km a noroeste da Capital) contou com mais de 40 peças teatrais apresentadas ao longo do Festival no término de cada turno escolar.
“Deu a louca no Romeu e Julieta”, de autoria de Véto Nicolau foi a vencedora. Do Ensino Médio, ganhou “O causo do espelho”, de autoria de Ricardo Azevedo. Na categoria da Educação de Jovens e Adultos (EJA), “Famigerado”, de Guimarães Rosa, levou o prêmio como a melhor peça.
Segundo o professor de arte e idealizador do projeto, Leomar Silva Pacheco, os estudantes organizavam os cenários em espaços abertos no interior da escola com o propósito de que o público assistisse as dramatizações de maneira dinâmica e itinerante. Foram apresentadas cerca de cinco peças teatrais em cada turno, por dia.
“As encenações escritas por Chris Rock e Ali LeRoi, Diego Alano Pinheiro, Ricardo Wandresen, Tiago Gonçalves, Leila Lança, Antonie de Saint-Exupéry, Gil Vicente, entre outros, ganharam vida na interpretação dos estudantes”, destaca Leomar Silva.
Na noite de encerramento do festival e premiação dos vencedores, as peças finalistas foram reapresentadas. O coordenador do evento conduziu os trabalhos interpretando o palhaço Pitoco, personagem criado pelo próprio professor. Toda comunidade escolar se fez presente e grande era a expectativa do público para conhecer os vencedores.
Na avaliação de Leomar Silva, foi gratificante ver todo empenho e dedicação dos alunos nas organizações das apresentações. “Emocionante foi ver a felicidade dos alunos em todo o processo. A participação de toda equipe da escola foi fundamental por abraçar esse projeto e espero que venham muitos outros festivais.” – comemora Professor Leomar.
Fonte: SEDUC


Créditos: Divulgação
