12ª Cavalgada da Comitiva do Araguaia- Superou na participação de integrantes e organização

Por Simone Nascimento e Lucas Muniz Studio7

Anúncio

A Comitiva do Araguaia, tradicionalmente promoveu através de inúmeras parcerias a 12º Cavalgada do Araguaia nos dias 15 e 16 de novembro deste ano de 2019. Os organizadores “Palito”, Marcelo do TendTudo e Eurípedes como sempre muito empenhados.

Como ocorreu nos anos anteriores, o ponto de partida foi no Parque de Exposições do Sindicato Rural, com a cerimônia de abertura, onde todos os cavaleiros e amazonas fizeram a formação, com a tradicional ferradura e falas dos organizadores e autoridades.

Após este momento, o grupo saiu em desfile pelas principais ruas da cidade, sendo observado e aplaudido por todos presentes nas ruas e porta dos comércios. O percurso total foi de aproximadamente 60 km, entre a saída do Parque de Exposições e o local do encerramento.

De acordo com o Sr. Eurípedes, um dos organizadores da cavalgada, foram 184 participantes entre crianças, jovens, adultos e idosos, homens e mulheres independentemente da classe social e do valor do animal, inclusive com o acompanhamento de veículos na caravana.

O primeiro ponto de parada, onde foi servido o almoço, foi na Comunidade São Sebastião, no Projeto Porongaba.

A pernoite foi na Fazenda Hosana de propriedade do Sr. Gersino. Ao amanhecer foi servido um café da manhã reforçado.

Após o café da manhã, o grupo se deslocou para a Fazenda Bela Vista Macaúba de propriedade da Dona Gilda. Lá teve o almoço onde foi servido arroz com galinha, churrasco, mandioca, macarrão, salada, maionese e doce de leite de sobremesa.
O grupo saiu em direção a Fazenda São Pedro de propriedade do Sr. Pedro Neres por volta das 15 horas para a “entrega” da Cavalgada.

Teve concurso de melhor berranteiro e de dança.
Na categoria profissional, o ganhador foi Arione Batista, popular Secreto.
Na categoria amador a ganhadora foi Lara, filha do Marcelo Tendtudo e na categoria mirim o ganhador foi Saul Pedroso, filho do Rone das Botinas Planalto.
No concurso de dança, o melhor dançarino foi Vitor, popular Potinho.

Os cantores sertanejos César e Sérgio vindos de Indiara-GO que animaram todo evento com músicas sertaneja raiz.

A cavalgada representa tudo, pois, sem ela não teríamos feito um corpo de amizade tão grande e que vem crescendo cada vez mais, obtendo mais confiança entre os fazendeiros. Não podemos acabar com a cavalgada.” – afirmou Eurípedes.

O comércio tem uma grande parcela nesse evento, pois, a partir do patrocínio vem a primeira iniciativa. – completou Marcelo.

Resultado de gente maravilhosa que faz uma tradição de Vila Rica. Essa cavalgada já tem mais de 12 anos. É maravilhoso! E igualmente aqui na nossa propriedade fico mais feliz ainda. Quero que todos se sintam bem e confortável. Enfim para Vila Rica é um marco na história, até porque é o último município do Estado mas é uma cidade e é reconhecida a nível nacional. Eu falo isso porque venho do Goiás e já tem 16 anos e me sinto honrado de ter escolhido Vila Rica que é um pessoal aguerrido, forte no propósito. A equipe organizadora está de parabéns. – diz empolgado Marquinhos, filho do Sr Gersino, proprietário da fazenda Hosana.

Desde 2011/2012, se recordo bem, já fazíamos aqui o almoço. Vamos deixar de hereditariedade para os nossos filhos. É um coisa boa, saudável, onde participa as crianças, os mais velhos e isso é muito bom. Isso faz parte da nossa cidade e que não termine por aqui essa cavalgada do Araguaia. – diz Dona Gilda.

Entre os presentes, também parabenizaram o evento o Prefeito Abmael Borges, assim como o vereador Zezinho da Agricultura. O prefeito afirmou que considera que o evento cresceu muito em relação ao do ano passado, agradecendo aos organizadores e também a todos que participaram.

De acordo com Dona Gilda, uma das anfitriãs, veio pessoas de outras cidades como Ribeirão Cascalheira, Canarana e Água Boa e considera que o evento superou as expectativas. Muito bem organizado, comida farta e com grande participação.
No domingo, dia 17, ainda foi servido almoço para as pessoas que vieram de fora na Fazenda São Pedro do Sr Pedro Neres.

Os organizadores agradecem a presença de todos e desde já convidaram à todos para a Cavalgada do Araguaia 2020.

Imagens: Gean Nascimento/Lucas Muniz Studio7/Arquivo pessoal de Dona Gilda