Pedal Passeio Noturno – Novembro Azul – prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata

0
68

Por Simone Nascimento

Anúncio

Assim como aconteceu no mês passado, Pedal Outubro Rosa, o grupo de Pedal de Passeio Noturno de Vila Rica, realizou um passeio ciclístico, Novembro Azul, nesta noite de quarta-feira, 06, circulando por várias ruas da cidade, com o intuito de alertar sobre o a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Como já é tradição, em todas as noites de segunda e quarta-feira, a partir das 19 horas, o grupo se reúne e pedala pelas principais ruas da cidade, promovendo relativa melhoria no físico das pessoas e a confraternização dos participantes. O grupo é formado por jovens, crianças e adultos. Eles percorrem as ruas em bloco, ou seja, ninguém é deixado para trás, inclusive, todos podem participar, independentemente do modelo da bicicleta que possuí.

No pedal de hoje o grupo andou por cerca de 14 km. E mesmo as crianças que estavam presentes, acompanharam o percurso sem grandes dificuldades.

Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

Sintomas

A doença pode não apresentar (ou apresentar poucos) sintomas em sua fase inicial. Em alguns casos, os sinais são parecidos com os do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase mais avançada, o paciente pode ter dores nos ossos, sintomas urinários ou, nos casos mais graves, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Na ocasião, Nair Klein, uma das integrantes do grupo que é ligada a Saúde, fez uso da palavra e lembrou da seriedade do assunto.

É necessário deixar o preconceito e vergonha de lado e procurar realizar os exames/diagnóstico precocemente. Os homens devem procurar o Posto de Saúde e pedir ao médico o exame. O primeiro exame é feito uma coleta de sangue. Só se tiver algum anormalidade é que o médico solicita ao paciente o exame de toque. É um exame rápido, não dói, apenas um leve incomodo muito sutil e normal, mas que pode salvar sua vida. Mulheres encorajem seus esposos, filhos, pais e irmãos à realizarem o exame.”

Graças a confiança em nossos serviços, a GN COMUNICAÇÃO esteve cobrindo mais este evento, com a parceria dos colaboradores: Super Mais Supermercado, Versátil Materiais, Pedro Softweare, Utilar, Drogaria Big Popular, Eletrocel, EngeoTop, AgroMais, Nia MotoPeças, Buttikim, Tião Restaubar e espetinho, Condimentos e Especiarias Centro-Oeste, PrintArte e Casa da Coxinha-Confresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário
Preencha seu nome aqui