Da Redação
Da Redação
Está acontecendo, em Água Boa desde o período da manhã desta quinta feira, a audiência pública para debater a política estadual de desenvolvimento sustentável dos recursos pesqueiros em Mato Grosso, com foco no Projeto de Lei nº 668/2019, que “dispõe sobre a Política Estadual de Desenvolvimento Sustentável da Pesca, regula as atividades pesqueiras e dá outras providências”, na Câmara Municipal de Vereadores de Água Boa.
O objetivo da audiência é discutir o projeto do Poder Executivo, visando ouvir a população e coletar opiniões e sugestões sobre as alterações sugeridas na proposição, “Nós sabemos que a região do Araguaia tem uma bacia hidrográfica diferente, eu já tive pousada na região, onde muitas pessoas iam especificamente para pescar, por isso acho que devemos debater e ouvir todos os lados, pois é um assunto muito importante e envolve muitas pessoas”, defendeu.
A Assembleia Legislativa tem debatido o tema em diversas cidades de Mato Grosso. O assunto teve origem após o estado de Mato Grosso do Sul adotar a medida. O decreto de “cota zero” de Mato Grosso do Sul foi anunciado em 31 de janeiro pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB). Logo depois, em fevereiro e março, a discussão começou pelo Executivo e Parlamento estadual.
Esta mesma audiência aconteceu na última sexta-feira feira (04) na cidade de São Félix do Araguaia e foi presidida pelo Deputado Estadual Thiago Silva (MDB).
Participaram da reunião, pescadores da Colônia Z7, empresários da pesca, autoridades políticas, imprensa local e demais munícipes das cidades da região Araguaia. Segundo o deputado Thiago Silva, o objetivo da audiência foi cumprido, com a promoção do debate junto com a população, antes que a votação seja realizada na ALMT.
Fonte: ALMT
Vídeo: Revista Folha do Araguaia