Jovens da região do Araguaia participam de encontro do Dia Missionário da Juventude em Canabrava do Norte

0
164

Por Simone Nascimento com assessoria

Anúncio

Cerca de 600 jovens de toda a região do Araguaia participaram de um evento da Igreja Católica neste fim de semana na cidade de Canabrava do Norte.

Antes deste encontro, aconteceu outro encontro no mês de agosto, em Porto Alegre do Norte com cerca de 50 lideranças jovens. O tema foi em atendimento ao convite do Papa Francisco para o mês extraordinário das missões: Batizados e Enviados, a Igreja de Cristo em missão no mundo.
Neste encontro os jovens discutiram o Sínodo para a Juventude onde foi debatido e construído rodas de conversas sobre como deveriam colocar-se a caminho com os pobres, marginalizados, sofredores, excluídos que perambulam como que com olhos vendados pelas dores da história.

Nesta mesma ocasião foi apresentado a proposta de conversão do DNJ (Dia Nacional da Juventude) em DMJ (Dia Missionário da Juventude).

A partir desse primeiro encontro ocorrido em agosto, aconteceu neste fim de semana, (26 e 27) o DMJ, com essa nova nomenclatura, onde 30 jovens de Vila Rica participaram do encontro.  O objetivo do encontro que foi coordenado pelo Padre Marco Antônio, assessor da Pastoral da Juventude de São Felix do Araguaia, foi levar os jovens a perceberem como protagonistas de uma experiência missionária no Reino de Deus. O lema desse encontro foi “Eis-me aqui, Senhor”.

Segundo a organização e participantes do encontro, a programação foi de muita oração, animação, partilha, convivência e no sábado os jovens saíram em visita por centenas de casas da cidade de Canabrava do Norte fazendo visitas missionárias acompanhados por orientadores.

Tendo concluído esse grandioso evento, depois de um ano de preparação, de oração, mística, concluímos que o DMJ foi um sucesso. Conseguimos injetar um gás de ânimo na nossa pastoral da Juventude que está espalhada desde Ribeirão Cascalheira até o Xingú, desde o Araguaia, Pará ao travessão, onde são as terras amazônicas que compreendem o território da Prelazia de São Félix do Araguaia.” – afirma Padre Marco Antônio.

Neste encontro participaram jovens de várias cidades, Ribeirão Cascalheira, Querência, Bom Jesus do Araguaia, Serra Nova Dourada, Porto Alegre do Norte, São José do Xingu, Santa Cruz do Xingu, Santo Antônio do Fontoura, São Félix do Araguaia, Luciara, Alto Boa Vista, Vila Rica, Santa Terezinha e Confresa.  

Ações como esta devem ser realizadas e incentivadas por todas as denominações religiosas, uma vez que os jovens estão entre o índice de consumo de drogas além do crescente número de suicídios. Dando ocupação e mostrando o caminho do bem, darão sentido na vida que deve ser plena e vivida com dignidade.

Imagens: Participantes do encontro

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário
Preencha seu nome aqui