sábado, julho 20, 2024

InícioNotíciasSessão ordinária da Câmara Municipal de Vila Rica -19/08

Sessão ordinária da Câmara Municipal de Vila Rica -19/08

- Anúncio -

Por Simone Nascimento

Na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Vila Rica, ocorrida na segunda feira dia 18 de agosto, foram discutidos vários assuntos importantes para a cidade. Nesta sessão também houve o lançamento da campanha da Semana Nacional da Pessoa com deficiência Intelectual e Múltipla e acessibilidade com a presença de monitoras/professoras e atendidos da APAE.

O vereador Soadelar parabenizou a administração pela construção da praça no centro da cidade, demonstrando a atenção ao bem estar dos munícipes.

O vereador Jair Zorzi parabenizou, em nome da Vereadora Cidinha, diretora da APAE, o bom trabalho que vem desenvolvendo, que há pouco tempo não tinha sede própria ou mesmo veículo. Que hoje tem um espaço físico adequado, com boa estrutura, terreno escriturada e veículo a disposição. Também lembrou o empenho do bom trabalho dos que antecederam e realizaram coletivamente as ações.
Falou dos serviços realizados pela Secretaria de Obras na recuperação de ruas no bairro Cidade Jardim, em nome do servidor da obra Fabrício.
Também falou do Projeto número 51, que a aquisição de uma área para construção do tratamento da rede de esgoto, recurso destinado há algum tempo para o município, ainda na na gestão passada. São 5 milhões de reais conseguido através de emenda do Deputado Federal Carlos Bezerra e FUNASA, que está disponível. O vereador quis deixar registrado o agradecimento ao Deputado pela destinação de recursos para essa obra.
Sugere que todos consultem o Portal da Transparência, onde é possível verificar os recursos que cada parlamentar investiu no município.

“É importante que cada vereador busque seu deputado, aquele que você trabalhou, que bata na porta dele atrás de recursos.” – afirma Jair.

Na vez do uso da palavra a Vice-presidente, Vereadora Cidinha se diz especialmente feliz pela presença da APAE na sessão, agradeceu a professora Valdivânia e Marcélia, que são esteios da APAE, assim como os “queridos atendidos da APAE”.
Fala da Campanha de acessibilidade, a qual já existe a lei, mas deve ser colocada em prática. Que quarta-feira (21) começa a Semana Nacional da Pessoa com deficiência Intelectual e Múltipla e acessibilidade. Fala da importância da acessibilidade e políticas públicas voltadas à esse assunto, pois em Vila Rica existe um número significativo de pessoas com alguma necessidade especial. Fala do cronograma de atividades festivas da APAE e convida a todos a participarem.

O Vereador Divino agradeceu a emenda na reforma do hospital, ao
cascalhamento em todas as estradas do município e
reinvidicou mais ruas pavimentadas na cidade.

Na vez do vereador Gilvânio ” Voninho”, este parabenizou as obras que estão em andamento, o serviço da Secretaria de Saúde, cobrou mais cuidado na execução de cascalhamento das estradas, falou do dinheiro do recurso para o esgoto parado há tanto tempo, que poderia estar gerando melhorias em vários setores.

Lindomar Botelho, “Parafuso” falou que o que for necessário apoia a APAE. Parabenizou o serviço de asfaltamento dos bairros Tiradentes 1 e 2 que iniciou e que finalmente os moradores de lá vão sair do sofrimento com as ruas pavimentadas. Declarou da necessidade de arrumar uma ponte no Projeto de Assentamento
São José.

Vereador José da Silva Lima, “Zezinho” parabenizou o trabalho da APAE, que a população abraçou e se apaexonou por essa causa. Diz que só quem tem um cadeirante na família, sabe o quanto é importante a acessibilidade. Diz que o prefeito tem feito bastante coisas, mas é importante realizar mais ações. Falou do Campeonato Municipal dos Veteranos, parabenizou a Secretária de Cultura, Desporto e Lazer, Professora Sandrinha e Fabrício e os atletas que participaram do campeonato Deusimar da Silva Lima, seu irmão que foi atleta e servidor público municipal. Agradeceu o Prefeito pelo apoio a zona rural, melhorando as estradas do interior, o bom trabalho do Secretário de Obra, Luís Carlos Dalmolin, “Tatu”. Indica que seja colocado as máquinas na rota do PA Bom Jesus, assim como na rota de Santo Antônio.
Parabenizou o trabalho árduo do Secretário de Agricultura, Rafael Gallo. Falou da contribuição do Deputado Federal Neri Geller com a agricultura familiar do município
Falou das obras de recuperação do asfalto em diversas ruas da cidade, como por exemplo na Padre Rolim, Avenida dos Sabiás e Orquídeas.

Na vez do uso da palavra, o presidente Janovan Rios fala da inauguração, no dia 15 passado, da Piscina do Centro de Múltiplo Uso, parabenizando a Primeira Dama, Lucy Meire Vinhal pelo empenho para que o projeto saísse do papel.
Falou da campanha para arrecadar recurso para tratamento do Sr Zé Bezerra que sofreu AVC, e que o valor arrecadado na praça, foi de 3.200 reais.
Que esteve na obra de pavimentação do bairro
Tiradentes 1, que vai trazer qualidade de vida e benefícios as pessoas.
Também citou a pavimentação na rua Alair Álvares Fernandes, atrás da Câmara em contrapartida da prefeitura.
Também parabenizou a iniciativa da professora Simone juntamente com colegas da escola Municipal Ilma Valadares de Aragão e Polícia Militar na atividade
Educação para o trânsito na última sexta-feira.
Falou também do grande feito do peão de Vila Rica, Lucas Gonçalves, vencedor da Festa de Peão em Barretos. Saudou todos que se empenharam por ajudá-lo, em especial ao Max da companhia Máfia Pesada. Afirmou que assim que Lucas voltar a cidade, a câmara dará à ele o título de cidadão Vilariquense.
Em poucas palavras, disse da indignação com a aprovação do Congresso Nacional da lei de abuso de autoridade, mas que em outro momento, explanará melhor. Falou da necessidade de se colocar um bueiro na Terceira entrada e levantar a estrada, fazendo a captação de água.
Referiu da necessidade das pessoas procurarem o Cartório Eleitoral para realizarem a revisão biométrica. Que são cerca de 12.384 eleitores e segundo ele diz, na semana passada só tinham atualizado 3.324 pessoas.

A Vereadora Marlene Alves não estava presente por motivos particulares.

A próxima sessão será no dia dois de Setembro.

Imagens: Gean Nascimento

GN Comunicação e Notícias
GN Comunicação e Notíciashttps://gncomunicacaoenoticias.com.br
Conte com nossa equipe de redação para divulgar notícias da região.
OUTRAS NOTÍCIAS
- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

Mais notícias

Recent Comments