quinta-feira, julho 18, 2024

InícioNotíciasSemana Nacional da Pessoa com deficiência Intelectual e Múltipla e acessibilidade -...

Semana Nacional da Pessoa com deficiência Intelectual e Múltipla e acessibilidade – presença da APAE na sessão Sessão ordinária da Câmara Municipal de Vila Rica para o lançamento da campanha

- Anúncio -

Por Simone Nascimento

Aconteceu nesta segunda feira, 19, a sessão da Câmara dos Vereadores de Vila Rica, que entre muitos assuntos discutidos de interesse da municipalidade, também teve o lançamento da Semana Nacional da Pessoa com deficiência Intelectual e Múltipla, com a presença das monitoras/professoras Valdivânia e Marcélia e parte dos atendidos pela APAE.
A vereadora Cidinha que é a diretora da instituição, em sua fala, agradeceu todo apoio que os parlamentares sempre dão aos causas da APAE .
Falou da importância da Campanha de acessibilidade, pois mesmo existindo a lei, muito ainda tem que ser colocado em prática. Vila rica possui muitas pessoas com alguma necessidade de acessibilidade e é de grande importância e relevância a inclusão nas políticas públicas desta inclusão do especial.
“Lembrando que Política públicas não são ações restritas ao poder Executivo e Legislativo, é um dever de todo cidadão. O fato de estarmos em uma sociedade, nos torna responsáveis por melhorar a qualidade de vida do outro.”
Segundo a vereadora, o prefeito Abmael tem tido atenção a acessibilidade e agradece pela parceria com a APAE, colocando em prática o dever como administrador .
Convida a todos para participarem da ações da Semana Nacional da Pessoa com deficiência Intelectual e Múltipla, que será do dia 21 ao 28 de agosto.
Ainda dentro da sessão, a professora Valdivânia, especialista, que atua na APAE , Centro Especializado Muito além do Educar, apresentou um breve relato do que se trata esta campanha:

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla acontece todos os anos durante o período de 21 a 28 de Agosto. O objetivo da Semana Nacional é abrir debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão.
Com base no tema:
“Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das
políticas públicas”, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2019 vem para reafirmar no contexto desse Movimento, a importância da participação da família, em todos os processos de vida se seus filhos, seja educacional, de desenvolvimento, de habilitação e reabilitação, e demais projetos como na gestão das APAE’s.
Em 2017 foi sancionada a Lei 13.585 de 26 de
dezembro de 2017, que institui a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla nos dias 21 a 28 de agosto.
A Federação Nacional das APAE’s convoca todas as APAE’s e entidades filiadas a realizem ações de incentivo em seus municípios e estados, convidando toda a sociedade a participarem dessa grande mobilização.

A programação é a seguinte:
Quarta-feira (21) – 17 horas passeata na Avenida Brasil, concentração na praça central
Quinta-feira (22) – Aula na APAE com a família destaque
Sexta-feira (23) – 14 horas – festa da família
Sábado (24) – 19:30 – Cinema na praça – Cine Senar
Segunda-feira (26) – 15 horas – lanche Casa da Coxinha
Terça-feira (27) – 19 horas – Rodízio de pizza Recanto da Praça
Quarta-feira (28) – confraternização com amigos da APAE de Confresa, recepção com café manhã, apresentações do grupo de capoeira “Fundamento”, Prof Vilmar de Vila Rica e após almoço. A tarde será na área de lazer do CRAS com direito à uso da piscina.

Imagens: GN COMUNICAÇÃO

GN Comunicação e Notícias
GN Comunicação e Notíciashttps://gncomunicacaoenoticias.com.br
Conte com nossa equipe de redação para divulgar notícias da região.
OUTRAS NOTÍCIAS
- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

Mais notícias

Recent Comments