sábado, julho 20, 2024

InícioEventosRetrospectiva da Semana Nacional da Pessoa com deficiência Intelectual e Múltipla e...

Retrospectiva da Semana Nacional da Pessoa com deficiência Intelectual e Múltipla e acessibilidade – APAE

- Anúncio -

Por Simone Nascimento
Aconteceu dos dias 21 a 28, a Semana Nacional da Pessoa com deficiência Intelectual e Múltipla e acessibilidade. A Campanha começou na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Vila Rica, na noite do dia 19 passado, onde a Diretora da APAE, que também é vereadora, falou a respeito do projeto que a Câmara está lançando sobre acessibilidade, explanou sobre a importância dessa ação, pois mesmo existindo a lei, muito ainda tem que ser colocado em prática. Também informou que a cidade de Vila Rica possui muitas pessoas com alguma necessidade de acessibilidade e é de grande importância e relevância a inclusão nas políticas públicas desta inclusão do especial. Que Política públicas não são ações restritas ao poder Executivo e Legislativo, é um dever de todo cidadão. Na ocasião convidou a todos para participarem das ações que seriam realizadas na Semana realizadas pela APAE.
Relembrando o que foi apresentado pela monitora, professora Valdivânia, especialista, que atua na APAE, Centro Especializado Muito além do Educar:
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla acontece todos os anos durante o período de 21 a 28 de Agosto. O objetivo da Semana Nacional é abrir debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão.
Com base no tema: “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas” a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2019 vem para reafirmar no contexto desse Movimento, a importância da participação da família, em todos os processos de vida se seus filhos, seja educacional, de desenvolvimento, de habilitação e reabilitação, e demais projetos como na gestão das APAE’s.
Em 2017 foi sancionada a Lei 13.585 de 26 de
dezembro de 2017, que institui a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla nos dias 21 a 28 de agosto.
A Federação Nacional das APAE’s convoca todas as APAE’s e entidades filiadas a realizem ações de incentivo em seus municípios e estados, convidando toda a sociedade a participarem dessa grande mobilização.
Na quarta-feira, dia 21, iniciou as atividades com uma passeata as 17 horas, na avenida Brasil, percorrendo a rua e concentrando a praça em frente ao Banco do Bradesco, oferecendo aos presentes lanche e dando oportunidade de todos os atendidos interagirem entre si e com os participantes. Foi uma tarde festiva.
Na quinta-feira, dia 22, foi atividade interna, onde foi realizada uma aula na APAE com a família destaque. Na sexta-feira, dia 23, as 14 horas, realizaram outra atividade interna, com uma grande festa da família. No sábado, dia 24, as 19:30, foi uma grande alegria aos atendidos, pois tiveram a sessão de cinema, na programação do Sindicato Rural com a ação “Cinema na praça” do Cine Senar. O filme apresentado foi Big Pai, Big filho. Teve pipoca, algodão doce e suco. Também participaram de sorteio de brindes doados pelo SENAR e também pelo comércio local, onde muitos dos atendidos pela APAE foram contemplados.
Na segunda-feira, dia 26, as 15 horas todos foram recebidos para um lanche na Casa da Coxinha e na terça-feira, dia 27, as 19 horas, se deliciaram com o rodízio de pizza no Recanto da Praça, que assim como na campanha do ano passado, os receberam.
No encerramento da semana da campanha, quarta-feira, dia 28, foi o ápice, com a confraternização com a APAE de Confresa que vieram em um ônibus. Teve uma deliciosa recepção com café da manhã, apresentações do grupo de Capoeira “Fundamento Capoeira” do professor Vilmar Benício “Gigante Capoeira” e após almoço. Para prestigiar o evento estiveram presentes o Prefeito Abmael Borges, a Primeira Dama Lucy Meyre, o vice-prefeito, João da Pá, o Secretário de Educação, Ademar Schmitt e o Secretário de Finanças, Rui Barbosa Melo de Barros. Também veio a Coordenadora e professores da Escola Municipal Vila Nova, equipe do CRAS e a professora Simone e a turma do 6º ano B da Escola Municipal Prof.ª Ilma Valadares, Também Foi uma grande festa, onde houve a interação de todos. Brincadeiras, danças, lanche, socialização.

Após o almoço, teve mais brincadeiras e diversão na piscina e área de lazer do CRAS.

A vereadora afirma que apesar de existir a lei de acessibilidade nosso município, ela ainda não é cumprida. Diz que farão uma campanha extensa e contínua, onde principalmente os comércios serão visitados, pregando cartazes e procurarão fazer com que a sociedade entendam a necessidade de fazer adaptações para a os que possuem dificuldade de mobilidade.

Estou satisfeita pela semana intensa, pois foi produtiva e conseguimos atingir o objetivo a que nos propusemos com as comemorações ou seja, interagir os nossos especiais e incluí-los na comunidade no dia a dia da comunidade, fazendo com que eles se sintam o mais próximo possível da realidade da sociedade. Como tema da nossa semana foi Família e Políticas Públicas achamos muito interessante a resposta e o retorno que nós tivemos. Houve uma inclusão muito grande, muito alegre e muito naturalmente. Os nossos especiais estão sendo inclusos cada dia mais e melhor na nossa sociedade.” – afirma Cidinha.

Graças a confiança em nossos serviços, a GN COMUNICAÇÃO esteve cobrindo mais este evento, com a parceria dos colaboradores: Super Mais Supermercado, Pedro Softweare, Condimentos e Especiarias Centro-Oeste, Utilar, Tião Restaubar e Espetinhos, Drogaria Big Popular, Eletrocel, EngeoTop e AgroMais.

Imagens: GN comunicação/Professora Valdivânia

GN Comunicação e Notícias
GN Comunicação e Notíciashttps://gncomunicacaoenoticias.com.br
Conte com nossa equipe de redação para divulgar notícias da região.
OUTRAS NOTÍCIAS
- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

Mais notícias

Recent Comments