sábado, julho 20, 2024

InícioNotíciasRecadastramento Biométrico em Vila Rica-MT

Recadastramento Biométrico em Vila Rica-MT

- Anúncio -

Por Simone Nascimento

O Tribunal Regional Eleitoral iniciou no dia 3 de dezembro de 2018 a revisão do eleitorado em diversos municípios do Estado de Mato Grosso.

O que é Biometria?

Essa revisão está sendo realizada de forma digital através da biometria.
O termo biometria se refere a assinatura, fotografias e impressões digitais. É uma tecnologia que vem sendo utilizada pela Justiça Eleitoral para dar mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação assim como atualizar o cadastro de eleitores.

Em Vila Rica a biometria começou no dia 1º de julho  e irá até o dia 30 de setembro de 2019.
o cartório eleitoral de Vila Rica da 16ª zona eleitoral fica na avenida Perimetral Sul esquina com rua 24 de Abril número 266 no setor sul. O telefone para contato é 66355-4274. O atendimento é das 7:30 às 18:00 horas.p

O que muda para as próximas eleições?

Na próxima eleição o eleitor continua sendo obrigado a levar um documento oficial com foto para conseguir votar.
O diferencial é que ele pode levar como opção, se ele já tiver feito a biometria, o e-titulo, que é um aplicativo do título digital que pode ser baixado no aparelho celular, que poderá ser apresentado no dia da eleição.

É obrigatório realizar o recadastramento biométrico?

O comparecimento é obrigatório para os eleitores dos municípios conforme cronograma determinado pela resolução de nº 2.295, dia 22 de maio de 2019, até mesmo aqueles cujo voto é facultativo.

O que deve levar para realizar o cadastramento biométrico?

Os eleitores devem levar um documento oficial com foto e um comprovante de residência. É recomendável levar consigo o título eleitoral, que após a biometria é substituído por outro.
Importante ressaltar que o comprovante de residência deve possuir data de emissão dos últimos três meses anteriores à data do atendimento.

E quem não comparecer? 

Quem não comparecer para fazer a revisão do eleitorado até dia 30 de setembro de 2019 terá o título de eleitor cancelado pela Justiça Eleitoral e a possibilidade de suspensão do CPF, onde a pessoa não poderá votar nas próximas eleições, tomará posse em cargo ou função pública, obter passaporte, conseguir fazer ou renovar matrícula em estabelecimento de Ensino Oficial, participar de concorrência pública e todos os atos que são consequências da suspensão do CPF.

Como está sendo realizado o recadastramento?

O atendimento está sendo realizado por duas servidores que fazem a triagem e outras sete pessoas no atendimento, dividido em dois turnos.

Quanto tempo leva para fazer o recadastramento?

A média de atendimento é de 15 a 20 minutos para cada eleitor após a triagem com a senha, uma vez que é necessário assinar digitalmente, tirar foto e recolher as digitais dos dez dedos das mãos.

Até hoje, no período da manhã (09) haviam procurado o Cartório Eleitoral 22,5% dos eleitores e a expectativa do cartório é de que haja um crescimento na procura pois ainda falta um pouco menos de 80% do total dos 12.850 eleitores de Vila Rica procuraram o cartório para realizar o cadastramento.

Imagens: GN Comunicação

GN Comunicação e Notícias
GN Comunicação e Notíciashttps://gncomunicacaoenoticias.com.br
Conte com nossa equipe de redação para divulgar notícias da região.
OUTRAS NOTÍCIAS
- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

Mais notícias

Recent Comments