sábado, julho 20, 2024

InícioNotíciasConclusão do 3° Curso Operacional de ROTAM/TO, com participação de PM de...

Conclusão do 3° Curso Operacional de ROTAM/TO, com participação de PM de Vila Rica-MT

- Anúncio -

Da Redação com assessoria

A ROTAM, Rondas Ostensivas Táticas,
são unidades operacionais de elite das polícias militares, que atuam em vários estados brasileiros.
É conhecida pela força, coragem e determinação de seus militares de elite.
Essa tropa de elite atua em diversos estados do Brasil, e faz parte do organograma da Polícia Militar. Criada nos anos 80, a ROTAM foi idealizada com base na atuação da ROTA, Ronda Ostensiva Tobias Aguiar, de São Paulo.

Quem conhece a ROTAM sabe que seus militares são treinados para atuar em diversos tipos de ocorrências, como roubo a banco, coibição de crimes violentos, combate ao tráfico de drogas, entre outros.

Inclusive, um dos motivos que determinou a criação dessa tropa de elite na década de 80 foi devido ao aumento de ocorrências de assaltos a bancos no período.

A ideia era que esse novo batalhão da polícia militar fizesse frente e agisse de forma tática, com abordagens mais precisas.

Eles não admitem fraqueza e são treinados para combater a criminalidade e agir em ações mais extremas.

No último dia 13 de agosto foi a conclusão do 3° Curso Operacional de ROTAM da PMTO, que teve duração de 72 dias de instruções intensas, carga física e psicológica a um nível extremo, ao qual visou testar e filtrar somente os melhores polícias para estar compondo esse grupo seleto de homens que são denominados “rotanzeiros” .
O Sd Anderson Medeiros Silva que é natural de Vila Rica-MT, e juntamente com mais dois policiais do Mato Grosso foram em busca do conhecimento no estado do Tocantins, porém durante os treinamentos muitos foram desistindo e do Mato Grosso apenas o Sd Anderson conseguiu concluir com aproveitamento.
O curso iniciou com um total de 50 tentantes dos estados de Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde apenas 20 conseguiram se formar. No curso os alunos tiveram diversas matérias e uma vasta gama de conhecimento dentre as principais disciplinas, Doutrina de ROTAM;
Abordagens;
CDC (Controle de Distúrbio Civil);
IDV Indentificação Veicular;
Transposição aérea;
Patrulha Rural;
Natação ultilitria ;
Noções de explosivos;
Tiro avançado, entre outras.
Perguntado ao concludente qual o sentimento após esses difíceis e longos dias de treinamento longe de casa, da família e dos amigos o Soldado relatou:

“No decorrer desses 70 dias em solo tocantinense, consegui ter uma visão operacional diferenciada, por que quando falamos de ROTAM ela é referência. Estaremos preparados para intervir em qualquer situação evolvendo ocorrências de pequenos e grandes vultos, inclusive rural que realmente nossa região necessita de uma atenção maior pois sabemos o quanto e necessário uma atenção maior. Minha meta agora é utilizar tudo que foi repassado a minha pessoa para estar operando de forma correta e eficaz, levando segurança e a tranquilidade para nossa população, bem como repassar aos demais irmãos de farda o conhecimento que obtive. Neste curso ombrearam comigo mais dois irmãos de MT, mas infelizmente não foi o momento destes guerreiros estar finalizando o curso. Sou grato à Deus por ter me concedido essa vitória e de poder estar representando o nosso estado de Mato Grosso. Fui muito bem recepcionado pelos irmãos tocantinenses, agradeço todo o apoio que me propuseram, agradeço a equipe de coordenação e da monitoria do curso que dispôs das famílias e do tempo para estarem ali ajudando na forja de novos guerreiros”. – afirmou o Sd Anderson Medeiros.

Imagens: arquivo pessoal do Sd Medeiros

GN Comunicação e Notícias
GN Comunicação e Notíciashttps://gncomunicacaoenoticias.com.br
Conte com nossa equipe de redação para divulgar notícias da região.
OUTRAS NOTÍCIAS
- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

Mais notícias

Recent Comments