sábado, julho 20, 2024

InícioNotíciasMEC anuncia plano de implantar 108 escolas militares até 2023 em todos...

MEC anuncia plano de implantar 108 escolas militares até 2023 em todos os estados

- Anúncio -

Da Redação

O Ministério da Educação ( MEC ) anunciou nesta quinta-feira a meta de criar 108 escolas “cívico-militares” no Brasil até 2023. O plano é instalar um por ano, até 2023, em cada uma das 27 unidades da federação. A ampliação da rede de escolas militares — termo que o MEC está evitando, preferindo “cívico-militar” — foi uma das promessas de campanha do presidente Jair Bolsonaro . Segundo o MEC, serão 108 mil alunos atendidos.

“As escolas cívicos-militares são instituições não militarizadas, mas com uma equipe de militares da reserva no papel de tutores. A meta é aumentar a média no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O índice é superior nos colégios militares – 6,99 ante 4,94 dos civis”, diz trecho de texto divulgado pela assessoria de comunicação social do MEC.

O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira, durante  a divulgação de um compromisso firmado entre o MEC e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O ministro da Educação, Abraham Weintraub, pregou foco na educação infantil, no ensino fundamental e no ensino médio. Tradicionalmente, o Brasil gasta mais na educação superior.

Weintraub disse que quer colocar 1,7 milhão de crianças na creche e ampliar o ensino técnico para 30%. Essa modalidade atende, hoje, apenas 8% dos alunos do ensino médio. Para isso, falou em aumentar a carga horária do ensino médio. As disciplinas obrigatórias continuarão sendo dadas, mas, no contraturno, o aluno poderá frequentar as áreas nas quais tiver mais interesse.

Em relação às creches, o MEC informou que o Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância) terá mudanças para acelerar a conclusão de mais de 4 mil unidades até 2022. Também está previsto aumentar a carga horária do ensino fundamental, estimulando o ensino integral.

Fonte: O Globo

GN Comunicação e Notícias
GN Comunicação e Notíciashttps://gncomunicacaoenoticias.com.br
Conte com nossa equipe de redação para divulgar notícias da região.
OUTRAS NOTÍCIAS
- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

Mais notícias

Recent Comments