quarta-feira, maio 7, 2025

InícioEventos3° Vila Rica Extreme - 47 km de adrenalina, confraternização e superação...

3° Vila Rica Extreme – 47 km de adrenalina, confraternização e superação pessoal

- Anúncio -

Por Simone Nascimento

Aconteceu na manhã deste domingo (05), o 3° Extreme – Passeio Cicloturismo na cidade de Vila Rica.
Os idealizadores do esporte no município foram alguns dos integrantes do grupo de Ciclismo “Canela Seca”.
Em 2017 quando foi lançado o 1º Vila Rica Extreme aconteceu no mês de novembro, e foi na modalidade de cicloturismo. 
Já no ano passado, (2018) foi como Prova e este ano (2019) novamente cicloturismo.
O evento que está na sua terceira edição, nas duas últimas aconteceram no período da festa do município.
Este ano, além do desafio pessoal de cada um para percorrer os 47 km, também teve a disputa paralela do Rei e Rainha da montanha, que fica a 1.300 mts de altitude, dentro do trecho onde aconteceu o cicloturismo.
O grupo foi bastante misto, composto por crianças, mulheres, jovens e até idosos. E ao mesmo que muitos dos participantes tinham as bicicletas apropriadas para esta modalidade esportiva, outros tinham bicicletas simples, bem modestas mas nem por isso proibidos de participarem.
A concentração dos participantes foi em frente a Bicicletaria Pedal Center.
Os organizadores tiveram o apoio da Administração Municipal, na pessoa de Abmael Borges, da Secretaria de Saúde, dando assistência com carro e profissionais da saúde durante todo o percurso. Também tiveram patrocínio do Supermercado Super Mais, Moda Jovem Sports assim como da própria bicicletaria Pedal Center com brindes aos participantes.
A concentração se deu as 6:30 em frente a loja, onde foram recepcionados com um  café da manhã. Hely Clodoaldo, um dos organizadores deu as boas vindas e passou a palavra para o prefeito Abmael Borges que estava presente, acompanhado do assessor de imprensa, Israel Monteiro. O prefeito parabenizou os participantes pela coragem e determinação, desejando boa sorte. Hely passou as orientações necessárias aos participantes, como cuidados a serem seguidos, sobre o desafio do Rei e Rainha da Montanha, que está incluído dentro do cicloturismo.
Ao encerrar as falas fizeram oração e saíram, as 7:30 hs em direção a BR 158, sentido Pará, (ao Norte do município). 
No km 8 entraram na estrada vicinal que dá acesso a propriedade rural “Morena Bonita” percorrendo um trecho de estrada sinuosa e cheia de obstáculos mas com paisagens belíssimas onde a natureza era um atributo que inegavelmente acolhia os esportistas.
Em todo o percurso foram acompanhados por veículos de apoio levando água e alimentos, assim como um veículo com profissionais da saúde para assistência em qualquer eventualidade.
Em um determinado momento, ao pé da montanha, o grupo se dividiu. Os inscritos no desafio do Rei e Rainha da montanha, tanto homens quanto mulheres, subiram a montanha. O critério para avaliá-los foi o tempo que cada qual fizeram para subir ao topo utilizando o aplicativo “Strava”.
Nesse momento, o restante do grupo fizeram uma pausa para descansar e lanchar debaixo da sombra de uma árvore.
Os participantes do desafio alcançaram o grupo logo a seguir.
Em frente à escola rural teve outra pausa para abastecimento de água e descanso.
Nós da GN COMUNICAÇÃO e Notícias que acompanhamos todo o percurso, pudemos observar a harmonia, amizade e companheirismo do grupo. Mesmo o organizador Hely que não pode participar desta vez devido a uma cirurgia que realizou no ombro, estava atento as necessidades do grupo, acompanhado de outras pessoas nos veículos, desferindo palavras de incentivo aos participantes a cada oportunidade.
Outro fato que observamos foi a atitude do Paulinho que em muitos trechos onde uma das participantes que teve uma certa dificuldade de seguir junto ao grupo, ele além de palavras de incentivo, empurrou sua bicicleta não deixando-a para trás em nenhum momento.
O grupo apesar de misto, em nenhum momento ninguém deixou ninguém para trás. Quem durante o percurso se cansava era recolhido com suas bikes nos carros de apoio e tão logo se recuperavam retomavam o pedal.

Um fato que nos chamou atenção foi um jovem participante, Modercai, com uma bicicleta bem simples , a qual estava até com o pneu empenado e que no meio da prova a mesma perdeu um dos pedais. Mesmo assim, o ciclista continuou, sempre incentivado pelos demais, inclusive com a assistência de Paulinho, demonstrando que este é um esporte diferenciado, onde prospera a parceria, camaradagem, integração e alegria.
O grupo chegou a área urbana por volta das 11 horas e se reuniram no local da largada.
Lá houve vários sorteios de brindes aos participantes.
Nós da GN COMUNICAÇÃO e Notícias nos sentimos tocados com o empenho e esforço do rapaz que mesmo sua bike estando danificada se esforçou por vencer o desafio, superando seus próprios limites. E nós, com o apoio das empresas que patrocinam nosso site, realizamos a doação de uma bicicleta ao mesmo.
Após as entregas dos brindes sorteados, foi entregue os troféus para os vencedores de primeiro a terceiro lugar de Rei e Rainha da Montanha.
O pódio ficou da seguinte forma:

Rei da montanha
1° lugar – Eluis – Porto Alegre do Norte
2° lugar – Noel – Confresa 
3° lugar – Kayke – Confresa 

Rainha da montanha
1° lugar – Silane – Vila Rica
2° lugar – Janete –  Vila Rica
3° lugar – Ionice – Confresa

Master 
1° lugar – Honey (Tiú) Porto Alegre do Norte e 
2° lugar – Kadu também de Porto Alegre do Norte.


Nós da GN COMUNICAÇÃO e Notícias parabenizamos a todos os envolvidos: organizadores, participantes, apoiadores e patrocinadores.
Nos sentimos honrados por poder acompanhar o grupo nesta ação tão harmoniosa e ecologicamente correta, sempre apoiados pelas empresas parceiras: Super Mais Supermercado, Condimentos e Especiarias Centro Oeste e Utilar.

Imagens: Gean Nascimento

- Anúncio -

GN Comunicação e Notícias
GN Comunicação e Notíciashttps://gncomunicacaoenoticias.com.br
Conte com nossa equipe de redação para divulgar notícias da região.
OUTRAS NOTÍCIAS
- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

Mais notícias

Recent Comments