quinta-feira, março 28, 2024

InícioEventosCavalgada 2019 - Vila Rica - 33 anos

Cavalgada 2019 – Vila Rica – 33 anos

- Anúncio -

Por Simone Nascimento

As cavalgadas no Brasil surgiram durante o processo de ocupação de territórios, entre os séculos 17 e 18. Conduzindo o gado bovino ou equino de uma fazenda para outra, os tropeiros, montados a cavalos ou burros, se acampavam para descansar; agradecer e pedir proteção divina para eles e para os animais. Era uma profissão bastante sofrida, mas fazia parte da vida de muitos brasileiros do meio rural daquela época.

Em Vila Rica a Cavalgada é um evento que acontece em paralelo a festa do município. Se tornou um patrimônio cultural trazido com orgulho no peito de quem dela participa. Promove a amizade e confraternização entre participantes e além disso desempenha um papel importante na economia pois os artigos utilizados são adquiridos no comércio local.
A cada ano vem crescendo o número de comitivas e participantes. Os integrantes investem em suas tropas, traias, roupas e fazem cada vez mais bonito.

Como o próprio Prefeito Abmael disse:

“A Cavalgada está no sangue do povo vilariquense. Vila rica tem tradição e cultura do campo e não mede esforços para continuar a tradição da cavalgada que já acontece há muitos anos.” – afirma ele.

Na cavalgada não tem restrição à faixa etária ou gênero. Participam crianças, jovens, adultos, meninos e meninas, idosos, homens e mulheres.
Também teve a participação da Comitiva da APAE e como sempre, muito animados e empolgados pela atuação.
Outro detalhe a ser observado e o “pedigree” dos animais que fizeram parte da cavalgada: animais de raças, marga larga, pôneis, burros, mulas e até reses. 
Várias comitivas levaram seus próprios aparelhos de som e  todo o percurso foi marcado com muita alegria e animação dos participantes.

O início da cavalgada foi as 9:30 horas fizeram. Participaram 23 comitivas, cada uma elas com a faixa de 20 animais.
Algumas comitivas eram mais elaboradas outras mais simples mas não menos empolgadas por fazer parte dessa alegria.

O percurso foi sentido saída do parque seguindo sentido perimetral Sul depois sentido Leste, após sentido bairro Vila Nova depois centro retornando ao parque.

A classificação da Cavalgada ficou da seguinte forma:

Melhor comitiva

1º lugar – Paixão Caipira, 2º lugar Nono Brígida e Faz. Taiaçu e 3º lugar –  Tropa da Serra

Melhor Traia

1º lugar – Sidney, 2º lugar Midian e 3º lugar – Antenor Neto

Queima do Alho

1º lugar – Paixão Caipira, 2º lugar – Komi Kieto e 3º lugar – Faz. Paloma

Melhor Berranteiro

1º lugar Jânio Rodrigues, 2º lugar Luiz Antônio e 3º lugar Wender.

A integrante mais nova a participar foi Ana Lívia C. Miranda, com apenas um ano de idade.

As comitivas participantes foram: Fazenda Taiaçu II & Nono Brígido, Fazenda Paloma, Clube do Cavalo Morada do Sol, Cowboy Americano, Tropa da Serra, Os Netos do Velho Barreiro, Comitiva do Batom, Amigos do Araguaia, Sempre amigos, Os Komie Kieto, Fazenda Porongaba, Comitiva do João da Pá, Espora de Prata, Fazenda Rio da Prata, Mula Preta, Fazenda Portal da Europa, Os compadres, Fazenda Três Barras, Fazenda Chega com Jeito, Comitiva do Mais, Paixão Caipira, Vilas Boas e Só Patrão.

A queima do alho, onde as comitivas realizam os almoços para seus integrantes e convidados, seguiu pela tarde a fora, com muita música e alegria.

Com essa manifestação cultural, além de promover a amizade entre os participantes também acrescenta aos espectadores um show de entretenimento e alegria.


Imagens: GN Comunicação/Revista do Araguaia/Stúdio7

GN Comunicação e Notícias
GN Comunicação e Notíciashttps://gncomunicacaoenoticias.com.br
Conte com nossa equipe de redação para divulgar notícias da região.
OUTRAS NOTÍCIAS
- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

Mais notícias

Recent Comments