quinta-feira, abril 18, 2024

InícioEventosResumo a 1ª Feira Agro Logística de Vila Rica-MT

Resumo a 1ª Feira Agro Logística de Vila Rica-MT

- Anúncio -

Por Simone Nascimento

O Evento foi um sucesso! – é a voz que ecoa por todos os lados, sobre a feira Agro Logística ocorrida nas datas de 09 e 10 de maio, ação esta que faz parte da comemoração dos 33 anos de emancipação política de Vila Rica. Como já é tradição, Vila Rica, todos os anos prepara uma festa maior e mais organizada, sendo a festa popular mais aguardada da região.

No dia nove, quinta-feira, dentro dos círculos de palestras, no bloco “Vila Rica Agro logística” teve apresentação da logística de escoamento de safra local, com a presença de representantes da empresa VLI Logística do Brasil, que controla as concessionárias de transporte ferroviário de cargas Ferrovia Centro-Atlântica S.A. e Ferrovia Norte-Sul S.A., no trecho entre Açailândia e Palmas, totalizando 7.940 quilômetros de extensão.

Também esteve presente representante da Brado que é uma empresa que oferece soluções na logística de movimentação de contêineres aos principais polos de produção e consumo do Brasil, empresa do grupo Rumo é a maior operadora ferroviária do Brasil, oferecendo serviços logísticos que recentemente arrematou parte da ferrovia norte-sul que sendo assim, investiram na região facilitando cada vez mais a logística regional.

Veio representante do Porto de Itaqui no Maranhão, que é um porto público, palestrando sobre os avanços do porto e tudo o que tem para oferecer para região.

Também veio representante do Porto de São Luís, que é um porto privado. Foi exposto como estão as obras em construção e daqui a dois anos estará pronto e receberá os grãos da região nordeste do estado do Mato Grosso.

Na sexta-feira, dia 10, abrindo os trabalhos, teve a presença do Sr. Marcelo, representante da IBRAFE, Instituto Brasileiro do Feijão e dos Pulses, entidade que representa e desenvolve os interesses da Cadeia Produtiva do Feijão e dos Pulses. Marcelo falou da importância do feijão para alimentação, e o grande potencial, falando do mercado externo e o quanto essa cultura tem a crescer.

Após teve a fala da empresa MIAC, que fabrica máquinas agrícolas para colheita de feijão e também do amendoim.

ATLÂNTICA FOODS, empresa que trabalha na exportação de suco há 30 anos, e que recentemente entrou no mercado de pulses e feijão para exportação.

E por último, encerrando o círculo de palestras veio representante da EMBRAPA, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, juntamente com representante da LC SEMENTES, empresa que vem crescendo a níveis muito acima do mercado de sementes devido a grandes investimentos em pesquisa e desenvolvimento, produtos de alta performance e forneceu as sementes para a realização do Dia de Campo.

Participou do círculo de palestras, o Deputado Estadual Elizeu Nascimento que endosou um abaixo-assinado em prol a BR 158 e das estaduais 230 e 431.

Em entrevista ao prefeito municipal, Abmael Borges, o mesmo fala da importância dessa feira de agro logística abrindo assim, as festividades do aniversário de Vila Rica.

“É com muito entusiasmo que venho falar a respeito, debatendo a nossa potencialidade logística, portos com localização privilegiada, pela nossa localização uma das cidades mais prosperas dos portos de escoamento de produção, localização privilegiada.” –  afirma Abmael.

O prefeito que participou de todo o círculo de palestras, destacou também que além do privilegio da localização, o município conta com vasta área agricultável, cerca de 400 mil hectares, sendo explorado menos de 50 mil hectares, pouco mais de 10% desse total.

Temos muita área a ser plantada, o valor da terra barata e clima favorável. Aproveitamos esse momento dessa feira de agro logística para apresentar nosso potencial, atraindo empresas, expondo nossa qualidade logística.”  – completa o Prefeito.

Abmael agradeceu o apoio do Sindicato Rural e CDL que por meio dessa parceria está sendo possível a realização dessa grande festa que impressiona a todos.

O encontro denominado “Pulse Day” é um dia de campo voltado ao cultivo de Pulses e colheitas especiais. No “Pulse Day”, foi apresentado quatro tipos de grãos, além da soja, permitindo que haja uma diversificação da produção, onde é possível que o pequeno, o médio e o grande produtor possam plantar esses grãos não ficando apenas na soja e milho. Além de criar uma consciência que existe outras potencialidades e possibilidades.

Também entrevistamos Leandro Loder, proprietário da LC sementes o qual falou das sementes pulses e eficiência da produção.

“É importante que avançamos na parte de comercialização dos pulses. Vila Rica tem uma grande aptidão agrícola para esses cultivares. Nos Pulses Day de Vila Rica demonstramos alguns feijões na linha de sementes, uma novidade no cultivar de gergelim BRS Anahí, que é dos cultivos especiais, que tem algumas características importantes que vai confrontar a nova cultura que está sendo implantada no Vale do Araguaia. Basicamente os vignas e o foco do gergelim vila rica tem todos esses aspectos pra desenvolver essas culturas, além do pipoca, gergelim, amendoim, girassol para complementar a linha.” – diz Leandro.

A palestra foi focada em Pulses que são todas as leguminosas que são consumidas secas como feijões, grão de bico, ervilha e lentilhas e cultivos especiais.

Entrevistamos também Willian proprietário da fazenda Sombra Da Serra que participou do dia de campo:

“Com as palestras, é possível um deslumbramento das diferentes possibilidades em termos da logística da região, que é muito comentado mas pouco explorado. Um primeiro ponto que acrescentou bastante foi que fez com que tenhamos mais segurança no planejamento de investimentos futuros. Outro ponto é sobre as culturas diferenciais da monocultura da soja, falando de feijão, gergelim. São possibilidades para a região de Vila Rica que tem potencial grande para crescer com essas culturas. Nossa fazenda trabalha com pecuária e agricultura, mas o foco é o plantio de soja.” – diz William.

Entrevistamos Gilmar Alves, técnico extensionista da EMPAER que diz da importância do dia de campo, onde é possível trazer novidades para a região. No seu ponto de vista o que achou de ponto negativo foi a pouca participação por parte dos produtores familiares, onde a EMPAER pode atuar e dar capacitação. Ele fez um resumo do que foi o Pulse Day:  

“Ontem a palestras técnicas foram voltadas a logísticas, colocando o município como principal município devido sua logística, proporcionando um valor agregado por estar mais próximos dos portos. Hoje as palestras falaram sobre a produção de grãos pulses, que são grãos diferentes e colocados como especiarias, retratando na volta do descobrimento do Brasil onde buscava especiarias na Índia e na China e hoje a tendência é produzir aqui no Brasil e levar essas especiarias para os grandes centros consumidores. A agricultura familiar como um foco de produção desses produtos que podem ser produzidos por pequenos produtores em pequena escala, sabendo que é necessário unir para produzir em larga escala. A agricultura familiar precisa de união. – contou Gilmar.

Por fim, entrevistamos Dr. Alexandre Lobo Machado, que é Engenheiro Agrônomo e consultor da parceria da Prefeitura Municipal e Sindicato Rural. Entre suas atribuições está a de contatar possíveis investidores atraindo-os para que invistam no município, trazendo mais produção e alavancando a economia do município. Foi o idealizador e executor da parte técnica da 1ª Feira Vila Rica Agro Logística de Vila Rica com apoio do Sindicato Rural. Alexandre nos fez um retrospecto completo das palestras realizadas, contribuindo com nossa reportagem.

O mesmo agradeceu ao Secretário de Agricultura, Rafael Gallo pelo apoio, assim como Zequinha, responsável pela condução do plantio que recebeu elogios do pessoal da EMBRAPA pela ótima qualidade da vegetação. Também agradeceu ao Prefeito Abmael, ao Presidente do Sindicato Rural, “Netão”, que fez o convite para ele participar no ano passado, para fazer a parte técnica da feira e este ano realizar a atração de investidores para o município. Também agradeceu ao Sadir Ramiro, Presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) pela montagem do túnel e auditório onde foram realizadas todas as palestras. Sem o apoio da CDL não teria todo esse brilhantismo que foi o evento.

Imagens: Gean Nascimento

GN Comunicação e Notícias
GN Comunicação e Notíciashttps://gncomunicacaoenoticias.com.br
Conte com nossa equipe de redação para divulgar notícias da região.
OUTRAS NOTÍCIAS
- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

Mais notícias

Recent Comments