Por Simone Nascimento
A ACRIMAT, Associação dos Criadores de Mato Grosso, realizou nesta terça-feira (02) mais um evento em Vila Rica- MT.
A entidade tem 49 anos de atuação em Mato Grosso e é a entidade que melhor representa a pecuária de corte do país, desenvolvendo ações com várias entidades, como INDEA, SNA, FAMATO, Fórum Agro, Instituto Pensar Agro em Brasília, em eventos internacionais como Aliança Internacional Da Carne, e IMS que tem sede na França onde ocorre duas reuniões anuais – conforme nos informou Francisco Manzio, Diretor Executivo da ACRIMAT.
Essa é 9º edição do ACRIMAT em Ação dentre os quais o município de Vila Rica participou de todas.
Em Vila Rica o representante regional do ACRIMAT é o pecuarista Anísio Vilela Junqueira Neto, o “Netão”, que é também o presidente do Sindicato Rural.
A ACRIMAT como um todo é um evento itinerante onde é escolhido os municípios que serão atendidos. Este ano foram escolhidos 32 municípios dos 141 do Estado. Esses municípios são escolhidos de acordo com sua representatividade. Os 32 escolhidos representam 60% da pecuária de corte do Estado.
O objetivo da ACRIMAT em Ação é trazer as informações técnicas, de bem estar, de boas práticas, de intensificação, de mercado, de qualidade de carne entre outras ações que otimizarão a produtividade do rebanho. Outro grande objetivo é levar as demandas, observando condições de estradas, pontes entre outras necessidades, ou seja, realizando ações sociais na localidade resolvendo as que são possíveis ou levando-as aos responsáveis.
Esse ano a palestra foi voltada ao melhoramento genético mostrando ao produtor quais vantagens terá em utilizar animais de genética superior para que consiga produzir com mais qualidade. A palestra foi realizada pelo Pesquisador da Embrapa Gado de Corte, com mestrado em Zootecnia e doutorado em Ciências Biológicas na área de Genética, Antônio Rosa. Sua palestra foi com o tema “Da Cria ao Abate: Mais Peso, Mais Lucro”. Atualmente, o pesquisador lidera o Projeto de Transferência de Tecnologia do Programa de Melhoramento Genético Animal da Embrapa Gado de Corte.
Nesses eventos é convidado a acompanhar representantes da imprensa nacional para entrevistar e fazer imagens dos produtores e divulgar nacionalmente para que as pessoas conheçam os exemplos exitosos assim como para que as demandas cheguem aos governantes e entidades de classe que possam ajudar a resolver os problemas específicos da região.
Tamém é realizado um questionário aos produtores, onde colhe-se informações sobre suas necessidades, indagações, demandas, onde, a partir dessas respostas, é preparado o próximo ACRIMAT em Ação do ano seguinte.
Após as palestras foi servido um jantar aos participantes.
Imagens: Gean Nascimento