Por Simone Nascimento
Em Vila Rica, as fortes chuvas que ocorreram no final de semana fizeram que vários córregos transbordassem, ficando acima do seu nível normal. O tempo chuvoso durou todo fim de semana com chuvas alternadas na maior parte do dia e a maior concentração de água que caiu mesmo foi a noite uma das estradas mais atingidas e a estrada vicinal que dá acesso à comunidade Rural Ipê. Moradores da cidade que estiveram naquela região, quanto os moradores da comunidade próximo a escola Rui Ramos e veículos ficaram ilhados, inclusive a nossa reportagem precisou pedir auxílio de uma caminhonete para ir buscar- nos, pois no local que estávamos o carro não teria possibilidade de passar sem risco.
Hoje pela manhã recebemos algumas imagens de uma moradora da comunidade Ipê em que o ônibus escolar, assim como já tínhamos noticiado anteriormente na nossa fanpage do Facebook, teriam dificuldades em atravessar e hoje e encontram-se atolados.
O ônibus retornava da ida onde busca os alunos no interior da comunidade quando numa ultrapassagem atolou devido o solo estar encharcado. As crianças tiveram que ser retiradas pela janela mas sem dano as mesmas.
Segundodepoimentos de moradores de outras regiões do Interior do município a situação de alagamentos e atoleiros foi geral.
Vale ressaltar que a Secretaria de Obras havia arrumado a estrada há pouco tempo e elas se encontravam em excelente condições de trafegabilidade. Todos sabem que pra ter produção agrícola é necessário a chuva. A água é fonte de vida e abundância. Entretanto contra a lei da natureza não há o que se fazer ainda mais em estradas de chão. Foi devido a intensa chuva e por período prolongado que veio a causar tais transtornos.
Segundo informações coletadas através do aparelho pluviométrico da fazenda Porongaba, fornecida por Filinto Serra Dittmar, ” Mano”, filho do gerente da Fazenda Porangaba, Sr Benedito, o índice pluviométrico neste fim de semana foi de 125 mm. Essa medicação foi realizada por um aparelho tradicional, podendo ter alguma pequena variação.
De acordo com o site Climate Data Org, Vila Rica tem um clima tropical. Chove muito mais no verão que no inverno. A classificação do clima é Aw segundo a Köppen e Geiger e a temperatura média de 26.4 °C. A média anual de pluviosidade é de 1.814 mm.
Com essas informações percebe-se que de acordo com o dado fornecido pela Fazenda Porongaba, choveu muito além da média no fim de semana.
Imagens: Sra Sara, morada da comunidade Ipê