terça-feira, abril 16, 2024

InícioNotíciasAL aprova regra para RGA, novo Fethab e mais três projetos

AL aprova regra para RGA, novo Fethab e mais três projetos

- Anúncio -

Da Redação

Votaçõesforam acompanhadas por servidores públicos, que protestaram ao final da sessão

Com as galerias lotadas de servidores, a Assembleia Legislativa aprovou na noite desta quinta-feira (24) o pacote de medidas do Governo do Estado, que visa o equilíbrio financeiro do Estado.
Entre as mensagens aprovadas, está a que estabelece critérios para a concessão da RGA (Revisão Geral Anual) aos servidores  do Estado.
A primeira mensagem a ser aprovada foi a novo Fethab, que prevê uma arrecadação de R$ 1,6 bilhão por ano pelos próximos quatro anos.
Antes da votação da matéria, os deputados analisaram uma emenda do deputado Max Russi (PSB), que limitava a duração do fundo para apenas dois anos.
A emenda votada em separado teve apenas cinco votos favoráveis e foi rejeitada. Em seguida, a mensagem foi a votação, sendo aprovada de forma unânime.  

 “Seria importante colocar uma trava para que a próxima legislatura possa reavaliar essa lei daqui a dois anos”, chegou a pedir Russi.

Reforma administrativa

O segundo projeto aprovado – também por unanimidade – foi o da reforma administrativa, que corta secretarias e autoriza a extinção de empresas e autarquias públicas.
O texto original previa a extinção da Empresa Mato-Grossense de Pesquisa e Extensão Rural (Empaer), da Companhia Matogrossense de Mineração (Metamat), da Desenvolve MT, da Agência Metropolitana (Agem), da Empresa Matogrossense de Tecnologia da Informação (MTI)  e da Central de Abastecimento do Estado (Ceasa). 
Mas uma articulação de vários deputados com servidores deixou de fora a extinção a Desenvolve MT e a Empaer.

Em relação às outras empresas, elas terão um prazo para cortar gastos e apresentar um plano de viabilidade.

“Num prazo de seis meses, elas terão que reduzir gastos e mostrar a viabilidade financeira”, afirmou Wilson Santos.

LRF

O projeto que institiu a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) recebeu no total dez emendas e foi aprovado com 16 votos favoráveis. Entre as emendas, a proposta pelo presidente Eduardo Botelho que garante as progressões e promoções de carreira aos servidores.

 MTPrev

O quarto a ser aprovado foi o projeto sobre o MTPrev, ao qual foram apresentadas cinco emendas – todas rejeitadas. Ao final, o projeto foi aprovado por 15 votos a favor e sete contrários.

RGA

A última mensagem votada foi a da RGA, que foi aprovada com 14 votos favoraveis e 8 contra.  A votação foi rápida. Ao final os servidores, revoltados com a nova regra, protestaram, dizendo que “vai ter troco”.

Ontem, quarta-feira, (23), após protesto de servidores, tropa de choque da PM cerca a AL.

A tropa de choque da Polícia Militar amanheceu nesta quarta-feira (23) cercando a entrada da Assembleia Legislativa.

A medida é uma reação aos protestos dos servidores públicos, que tentam barrar a votação do pacote de medidas do governador Mauro Mendes (DEM) que visam, principalmente, o corte de gastos e o equilíbrio das contas públicas.

Na última terça-feira (22), os líderes sindicais ocuparam o plenário do Legislativo, impedindo que acontecesse a sessão que votaria parte do pacote de Mendes.

Aproximadamente 50 servidores dormiram no plenário de modo a impedir que os parlamentares usassem, inclusive, a força da Polícia Militar contra a entrada deles na Casa.

A decisão em adiar a sessão foi anunciada por volta das 20 horas, após uma nova rodada de conversa com membros do Fórum Sindical – entidade que representa o funcionalismo público.

No final da tarde de ontem, a Procuradoria do Legislativo chegou a conseguir uma liminar na Justiça, garantindo a reintegração de posse do plenário da Casa.

A decisão foi assinada pelo juiz Paulo Marcio Soares de Carvalho, da Vara da Fazenda Pública, que fixou multa diária de R$ 100 mil em caso de descumprimento.

A medida, entretanto, ainda não foi usada pelo presidente da Assembleia, deputado Eduardo Botelho (DEM). Ainda não se sabe se a tropa da PM será usada para retomar o local.

Fonte: olhar Alerta e Mídia News

GN Comunicação e Notícias
GN Comunicação e Notíciashttps://gncomunicacaoenoticias.com.br
Conte com nossa equipe de redação para divulgar notícias da região.
OUTRAS NOTÍCIAS
- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

Mais notícias

Recent Comments