sexta-feira, abril 19, 2024

InícioNotíciasEscola Rural de Vila Rica-MT ganha prêmio Criativos da Escola

Escola Rural de Vila Rica-MT ganha prêmio Criativos da Escola

- Anúncio -

Por Simone Nascimento

Imagens: acervo pessoal do Professor Felipe Tamūxi

O Criativos da Escola é um programa que encoraja crianças e jovens a transformarem suas realidades, reconhecendo-os como protagonistas de suas próprias histórias de mudança.
A iniciativa faz parte do Design for Change, movimento global que surgiu na Índia e está presente em 65 países, inspirando mais de 2,2 milhões de crianças e jovens ao redor do mundo.
No Brasil, o Design for Change foi implementado a partir da iniciativa de Carolina Pasquali em parceria com o Instituto Alana. Aqui, o movimento foi batizado de Criativos da Escola.
O movimento foi criado pela indiana Kiran Bir Sethi, após seu filho de seis anos contar que tinha sido repreendido na escola por desenhar de maneira diferente da proposta. Kiran percebeu que era necessário mudar. O que a incomodou foi a frase da professora ao filho – “Você não tem escolha”. Kiran discordava.

Foram selecionados projetos de onze cidades brasileiras, que são: Campo Bom (RS) Palmas (TO), Brasilândia (MS) Senador Pompeu (CE), São Paulo (SP), Canindé de São Francisco (SE), Rio de Janeiro (RJ), Pindoretama (CE), Sumaré (SP), São Miguel das Matas (BA) e também de Vila Rica (MT).
O projeto desenvolvido pelo professores e alunos da Escola Estadual Vila Rica/PA Santo Antônio do Beleza teve o título “Escola e Comunidade: Vida e Futuro” (conforme registrado por nós https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2439563449394293&id=845583958792258 )

Estas são as 11 cidades de onde vieram as iniciativas selecionadas entre as 1654 ações inscritas na edição deste ano e que sirvam de incentivo a outros professores e escolas a desenvolver projetos.
Entre os critérios de análise e seleção dos projetos pelo júri estão: o potencial de transformação social das ações realizadas e o quanto a iniciativa contribuiu para o desenvolvimento da empatia, colaboração, criatividade e protagonismo dos estudantes.

Segundo o professor idealizador do projeto, Felipe Tamūxi da Escola Estadual Vila Rica, salas anexas a Escola Rural Santo Antônio do Beleza, não há ranking de primeiro, segundo ou terceiro lugar porque o objetivo é que os projetos compartilhem entre si conhecimentos e que surjam ideias para serem aplicadas nas comunidades escolares
O projeto da escola rural Santo Antônio do Beleza foi o único premiado do Estado de Mato Grosso. Esta é a primeira vez que Mato Grosso se classifica.
A premiação consiste em uma viagem para Fortaleza-CE com a equipe premiada (o professor responsável e três estudantes), R$500,00 para o professor responsável pela equipe e  R$1,500 para a escola celebrar a conquista ou investir no projeto.

Cada ano os selecionados recebem uma viagem para um local turístico do Brasil. Já teve em São Paulo, capital, Salvador e Rio de Janeiro.
O professor Felipe e os alunos irão passar alguns dias em Fortaleza onde compartilharão vivências educacionais, conhecerão outros projetos e também compartilharão o projeto desenvolvido com os demais.
O encontro será nos dia 01 a 04 de dezembro próximo. No último dia acontecerá a cerimônia de premiação no teatro Carlos Câmara, transmitido ao vivo via internet.
A organização do prêmio enviará as passagens. Eles irão de ônibus até Palmas e de lá pegarão vôo para Fortaleza.
“Acho que esse prêmio mostra que mesmo com todas dificuldades e abandono com as escolas do campo, se tivermos boas idéias e força de vontade, principalmente quando acreditamos na educação de qualidade como um direito para todos, todos mesmo, podemos alcançar bons resultados.” – afirma Professor Felipe Tamūxi

A GN entende que projetos exitosos como este desmistificam a visão que muitos e até mesmos os alunos têm de que escola do campo são inferiores e menos capazes de que escolas urbanas.
O professor Felipe reafirma nossa colocação dizendo que eles, professores, conversam muito sobre esse ponto na sala de aula. Os alunos sentem mesmo que são vistos com inferioridade, como se o ensino só pudesse ser bom na cidade.
Felipe acrescenta que a coordenadora das salas anexas da Escola Estadual Vila Rica, professora Eleandra Negri teve um papel importante na execução do projeto pois os encorajou o tempo todo.
“Ela quem nos incentivou e deu todo apoio ao projeto. A partir daí,  nós ficamos livres para escolher uma problemática, e escrever um projeto para colocar em prática na escola. Esse tipo de apoio e confiança por parte da  coordenação faz toda diferença.”- afirma Felipe Tamūxi.

“E muito gratificante quando vemos o reconhecimento de um trabalho que deu certo. Só fortalece a comunidade escolar e nos dá  energia para continuar lutando por uma educação pública e de qualidade no campo e para os alunos do campo. O projeto e fruto de outro projeto entitulafo Educomunicação da Escola Vila Rica, coordenado por mim, mas que deu certo porque o Professor Felipe aceitou o desafio, mesmo sem muitos recursos materiais e os alunos acreditaram. Tomaram a atividade como oportunidade de divulgar o lindo trabalho que a equipe da escola do P.A. Santo Antônio do Beleza vem desenvolvendo o seu fazer pedagógico – completa a Coordenadora Eleandra Negri.

Conheça os premiados:

A TV Degase e o Na Pista – Colégio Estadual Candeia e Colégio Estadual Luiza Mahin, Rio de Janeiro (RJ)

Apoio à Conservação Ambiental – Colégio Estadual Delmiro de Miranda Britto, Canindé de São Francisco (SE)

Bancop – Banco Comunitário de Pindoretama – EEM Júlia Alenquer Fontenele, Pindoretama (CE)

Cabelo, Autoestima e Construção da Identidade da Menina Negra – Escola Estadual Profª Leila Mara Avelino, Sumaré (SP)

Centro de Pesquisa Continuada pela Igualdade de Gênero Nísia Floresta – EEEP Professor José Augusto Torres, Senador Pompeu (CE)

Cinezito: A Educação Através do Cinema – EMEF Profº José Carlos Nicoleto Zito, São Paulo (SP)

Escola e Comunidade: Vida e Futuro – Escola Estadual Vila Rica, Vila Rica (MT)

Guarda-chuvas amarelos – Escola Estadual Frederico José Pereira Neto, Palmas (TO)

Minas na Ciência – São Miguel das Matas (BA)

Tigre Branco – Um aplicativo para Salvar Vidas – Escola Municipal de Ensino Fundamental 25 de Julho, Campo Bom (RS)

GN Comunicação e Notícias
GN Comunicação e Notíciashttps://gncomunicacaoenoticias.com.br
Conte com nossa equipe de redação para divulgar notícias da região.
OUTRAS NOTÍCIAS
- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

Mais notícias

Recent Comments