Na noite desta segunda-feira (22), em ação integrada da Policiais Civis da Cidade de Confresa, junto com o GARRA, Policiais Civis e Militares de Santa Terezinha, efetuaram as prisões de M. E. S. de 40 anos e E. B. C. S. de 30 anos, pelos crimes de receptação de animais e posse ilegal de munições. Os animais foram furtados nas cidades de Confresa e Alto Boa Vista, região do Araguaia.
Conforme apurou o site Olhar Alerta, após tomarem conhecimento de diversos furtos de dado que vinham ocorrendo na região, os investigadores deram início nas investigações, onde descobriram que M. E. S. comprador de gado e morador do distrito das Torres, município de Santa Terezinha, seria um dos receptadores dos animais furtados, sendo assim os Policiais passaram a monitorar a propriedade agrícola do suspeito, onde na data de ontem (22) visualizaram alguns animais dentro do curral e ao averiguá-los constataram sinais de remarcações recentes e sobrepostas a outras marcas, onde foram feitas algumas fotografias, e ao serem mostradas para uma das vítimas, está acabou reconhecendo como sendo alguns de seus animais furtados de sua propriedade do município de Confresa na madrugada de sábado para domingo.
Diante dos fatos foi formada duas equipes Policiais entre Civis e Militares onde deslocaram durante o período noturno até a referida propriedade aproximadamente 70 km do município de Confresa, onde ao chegarem depararam com o suspeito M. E. S. de 40 anos, onde foi realizada a abordagem e posteriormente uma breve entrevista sobre a procedência dos animais que estavam fechados no curral, o suspeito a princípio ficou bastante nervoso com a presença dos Policiais, porém informou que havia comprado de uma terceira pessoa da cidade de Confresa, e que já havia vendido os referidos animais para uma Fazenda próxima, em torno de 48 cabeças, ele informou ainda que metade dos animais já haviam sido transportados para a referida fazenda, e aquele restante dos animais que estavam no curral seriam embarcados no outro dia.
Com base nas informações os Policiais pernoitaram na Fazenda, onde na manhã de hoje (23) chegou para embarcar o restante do gado um caminhão Mercedes modelo gaiola da cor azul conduzida por A. C. F. de 45 anos e como passageiro outro comprador de gado E. B. C. S. 30 anos, neste momento os Policiais realizaram a abordagem, onde em entrevista com o comprador de gado E. B. C. S. confirmou ter comprado os animais de M. E. S., e que o restante do gado estaria em outra fazenda, sendo assim acompanhou os Policias até o local.
Os Policiais ao realizarem uma breve verificação nas marcas dos animais constataram sinais de sobreposição a outras marcas, inclusive marcas que identificam alguns animais furtados recentemente na cidade de Alto Boa Vista, detectaram também que as remarcações foram feitas recentemente no intuito de esconder a verdadeira procedência dos animais.
Os policiais ao realizarem as buscas na residência do suspeito M. E. S. e localizaram 104 munições de calibre 22, e 20 munições de calibre 38 intactas.
Diante dos fatos os animais foram apreendidos, foram realizados o exame de Perícia técnica afim de revelar suas verdadeiras marcas para posteriormente serem devolvidos para seus verdadeiros donos. No total foram recuperados 48 cabeças de gado, sendo vacas, novilhas, bezerros e um boi.
O suspeito M. E. S. foi autuado em flagrante pelos crimes de receptação de animais e posse ilegal de munições, já o suspeito E. B. C. S. foi autuado em flagrante pelo crime de receptação de animais. Após o término dos procedimentos os suspeitos serão encaminhados para Audiência de Custódia, ficando à disposição da Justiça.
A ação foi coordenada pelos Delegados Dr. André Rigonato de Confresa e pelo Dr. Renato Resende de Vila Rica.
Fonte: Olhar Alerts