quarta-feira, maio 7, 2025

InícioNotíciasPosse de Prefeito interino em Bom Jesus do Araguaia

Posse de Prefeito interino em Bom Jesus do Araguaia

- Anúncio -

Por Gean Nascimento

A Justiça Eleitoral cassou o mandato do prefeito de Bom Jesus do Araguaia, a 983 km de Cuiabá, Joel Ferreira e de seu vice, Edmárcio Moreira da Silva, por abuso de poder político e econômico e compra de votos durante as eleições municipais de 2016. Hoje dia 14 de setembro aconteceu a  sessão solene de posse do prefeito interino e do novo presidente da Câmara de Vereadores. O vereador Ronaldo Rosa de Oliveira, atual presidente da Câmara Municipal de Bom Jesus do Araguaia assume hoje a Prefeitura de Bom Jesus do Araguaia interinamente.

Em sua fala ele deixou muito bem claro que a sua intenção não é humilhar o ex-prefeito e de que está atendendo uma determinação judicial.  O ex-presidente da Câmara fez a sua prestação de contas da sua gestão a frente do legislativo e prometeu ter o mesmo comprometimento no executivo.
Como presidente da Câmara, assume interinamente, pela primeira vez na região, um índio da etnia  Xavante, Vanderlei Temireté. Ao assumir, o novo presidente cumprimentou os presentes dando boa tarde, inclusive na sua língua haiwaho wê. Disse que se sente honrado por estar ocupando a presidência da Câmara Municipal, por ser o primeiro índio na região a ocupar a presidência de uma câmara municipal e que seu compromisso não é só com os povos indígenas, mas sim com todo o povo de Bom Jesus do Araguaia.

Dr. Marco  Antônio Queiroz Fullin e Dra. Rosimere Shmilema foram os  advogados responsáveis pela ação de cassação do ex prefeito de Bom Jesus do Araguaia, que nos concedeu a entrevista sobre a situação.

GN- Porque o prefeito foi caçado?
Dr Marcos  – Na verdade trata-se de cinco ações propostas ainda durante o período eleitoral, três durante o período e duas pós eleições, em que resultou na caçassao do mandato e diploma do prefeito e do vice por diversas condutas, entre elas, abuso do poder econômico, abuso do poder político, captacao em exercício de sufrágio. Das cinco ações, três foram julgadas procedentes. Sendo uma pelo juiz de Ribeirão Cascalheira e duas pelo Tribunal Regional Eleitoral em fase de recurso. Hoje a gente está cumprindo uma das três decisões existentes, que afastaram o prefeito e o vice e caçaram o diploma onde eu juntamente com a Dra Rosimeire Rosa R. J Shmileman que atuou comigo durante todo o processo eleitoral, ingressamos com as ações e agora é o resultado daquela ilicitude praticada durante as eleições. O prefeito interino assume. O Joel já recorreu mas o efeito do recurso interposto pelo TSE não possui efeito suspensivo, diante de tal fato o presidente da Câmara está assumindo de forma interina e após o trânsito em julgado o TRE irá marcar novas eleições para Bom Jesus do Araguaia.

GN – Há alguma possibilidade do ex prefeito retornar ao cargo?
Dr Marcos – Em tese, o recurso não possui efeito suspensivo, por isso que ele foi, na verdade, afastado do cargo. Não há uma viabilidade de retorno se não tiver uma decisão em sentido contrário ao TSE. Os recursos apresentados não possuem efeito suspensivo. Ele está afastado até novas eleições. 

- Anúncio -

GN Comunicação e Notícias
GN Comunicação e Notíciashttps://gncomunicacaoenoticias.com.br
Conte com nossa equipe de redação para divulgar notícias da região.
OUTRAS NOTÍCIAS
- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

Mais notícias

Recent Comments